QUANDO TEREMOS UMA SAÚDE PÚBLICA DE QUALIDADE? (As experiências do cotidiano). 6:h27min.

Estamos em pleno inverno neste mês de agosto, com clima atípico em parte do país, dando a impressão que estamos no verão. Seriam as tão comentadas “mudanças climáticas”?

Normalmente, procuramos não mencionar “nós”, em nossas Reflexões do Cotidiano, entretanto, muito embora, sejam experiências individuais, podem acrescentar algo de bom aos nossos prezados leitores (as), no sentido de paciência e resignação, pois neste “Mundo de Provas e Expiações”, quem pode afirmar em sã consciência que está imune a “dor”; e que são “agravados” por uma Saúde Publica que ainda tem muito a desejar em nosso país...

Ontem, novamente fomos submetidos a uma micro-cirugia, “diferente” da anterior há cinco anos, com demorados procedimentos quando se procura um Posto de Saúde, a procura de uma especialidade médica, em que as “coisas” acontecem lentamente, pois podem durar longos meses, o que não deixa de ser um stress ao paciente...

Desta feita, usando o Cartão do Plano de Saúde que nos foi ofertado por um de nossos genros, - a Empresa em que trabalha, estende também este benefício aos sogros, o que não é muito comum. - primeiramente consultamos um médico geriatra conhecido há muitos anos, examinando uma “lesão” do lado esquerdo das costas, achou conveniente, consultar uma dermatologista. Foi o que fizemos. A médica já a conhecíamos agendou a consulta. *Verificando com uma lupa a lesão, nos encaminhou a um especialista, enviando a ele o seu parecer. Deu-nos o seu telefone e endereço, avisando que o mesmo somente atendia as terças feiras, das 13 às 19 horas, e os pacientes seria atendidos por hora de chegada.

Chegamos perto de três horas, quando lá chegamos, não demorou muito já fomos atendidos. Examinando, sugeriu que deveríamos quanto antes fazer esta nova cirurgia, pois a lesão estava no começo, e seriam mais fáceis os procedimentos. Para nossa surpresa já marcou a cirurgia para quinta feira à tarde; indicando um local para fazer os exames de sangue, o que fizemos em seguida, pois o local é bem próximo. Os exames foram liberados por telefone, ainda faltava à liberação, da cirurgia, que por sinal é bem em frente de onde saímos.

Quando então fomos informados que teríamos que ir a outro endereço, que foi fácil chegar, pois um ônibus nos deixou nas proximidades. De imediato nos deram as guias preenchidas, com a autorização para cirurgia...

Retornamos para casa um pouco cansados, pois tivemos que andar a pé, o que é muito bom segundo comentam os médicos.

Ontem à tarde, acompanhado por uma de nossas filhas, a cirurgia foi feita, tudo correu bem, agora é esperar a terça à tarde para retirar os pontos, e aguardar os resultados do material colhido; isto num espaço de três dias; uma dileta amiga aguarda uma cirurgia de catarata há três anos pelo SUS...

Por último fica o “desabafo”, até quando prosseguiremos tendo um tratamento “diferenciado”, dos que podem pagar um Plano de Saúde, e aqueles que são a grande maioria dos brasileiros, cuja opção única é recorrerem ao SUS, com longas filas de espera, quando se necessita de um atendimento médico com especialidade, reumatologista, por exemplo, que aqui em nossa cidade há 12 mil pessoas na fila de espera...

Considerando, que o Estado está delegando, praticamente tudo, porque não termos pelos menos uma Saúde Pública de qualidade, que atenda com dignidade os brasileiros?7:h12min

Curitiba, 07 de agosto de 2015 - Reflexões do Cotidiano - Saul

http://mensagensdiversificadas.zip.net

*Carcinoma Basocelular Sólido,

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 07/08/2015
Reeditado em 07/08/2015
Código do texto: T5338022
Classificação de conteúdo: seguro