O USO CORRETO DO SE

O prédio da Câmara de Vereadores é o mais antigo da cidade, Por ser grande, até os anos setenta funcionava nele também o Tiro de Guerra, a câmara ficou apenas com o primeiro andar onde fazia as suas "sessões". Havia ainda uma espécie de muro onde construiram uma grande de futebol de salão que era usada por diversos times de pernas de pau. Nas terças quem usava era o pessoal do BNB, à noite, era mais ou menos iluminado, eu era um ds prnas de pau, só jogava meia hora por causa da asma. Nesse mesmo dia, também à noite, havia as tais sessões. Pois bem, eram tão divertidas que às vezes eu deixava de participar da pelada para assistir às "sessões", a maioria das vezes de assistente só tinha eu. Juro.

Vou contar o causo mais hilário que assisti como testemunha ocular. Verdadeiro. No meio de uma sessão, um vereador metido a falante que representava o distrito de Mutuca fez um requerimento apelando ao prefeito para consertar a estrada de Pesqueira/Mutuca, na jstificativa que ditou à secretária legislativa, dona Corsina, muito competente, ele dizia que justificava dizendo que seu jipe se atolara na estrada. A secretária anotando sugeriu colocar em vez de se atou, atolou-se, o vereador que era metido a falante discordou e ficou aquela discussão. Foi quando entrou em cena o Tanque de Guerra do Prado, um vereador muito franco, radical e divertido à beça, io meu preferido. Ele pedeiu licença para entrar na discussão, os litigantes aquiesceram (gostaram do termo?) e ele então indagou meio chateado: "Vossa Incelença pode me dizer que rodas foram atoladas, se as da frente os às ´traseiras, porque se foi as da frete eé se atolou e se foi as da traseira é atolou-se, a coisa mais faci do mundo e num precisa de gramatiquices". O vereador riu e disse: "Distinto colega, foram as quatro rodas que ficaram atoladas". O Tanque de Guerra riu superior e afirmou sério: "Por que não disse logo, então o correto é botar se atolou-se e pronto. Pode botar assim dona Corsina, e tamos conversados. è prego batido e ponta virada". Botaram.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 07/08/2015
Código do texto: T5337762
Classificação de conteúdo: seguro