DESIGUALDADE DAS RIQUESAS*

Hoje no noticiário das l3 horas: e 15 minutos; tradicional jornal televisivo da Rede Globo foi transmitido uma informação bem interessante: Em 2002, um cidadão inglês, na época com 19 anos, que até então exercia a profissão, - nobre e útil. - de lixeiro. – ganhou inesperadamente na loteria o valor equivalente em nossa moeda vinte e seis milhões de reais, - que era um montante de apreciável valor para durante muito tempo; sanar por completo as suas preocupações financeiras. - mas, segundo o que foi noticiado, gastou tudo com mulheres, bebidas e drogas; e pretendia se candidatar a sua antiga profissão; era feliz, pois alem de trabalho, conversava com as pessoas...

É um fato que não restrito aquele país, aqui também houve ganhadores, que foram surpreendidos com a repentina mudança social de suas vidas e por imprevidência a tudo gastaram; numa mesma existência terrena vão das restrições financeiras a repentina riqueza e depois retorna a sua antiga condição...

Aquele inesperado “talento” ofertado, não se multiplicou na criação de novos empregos com mais justiça social; perdendo uma rara oportunidade de crescimento no emprego dos bens terrenos, que, provisioramente lhes foram confiados...

A princípio é difícil de acreditar que o vultoso valor se exaurisse em apenas oito anos; para que tenhamos uma avaliação do que representa; se naquele país houvesse uma aplicação que rendesse 1% ao mês, teríamos configurado um rendimento de 26 mil reais ao mês, que é mais ou menos o salário de um Juiz da Suprema Corte, que muito estudou e passa toda sua vida estudando...

No Evangelho Segundo o Espiritismo, Capítulo XVI item 9 com o título:*Desigualdade das Riquezas; que vamos tomar a liberdade de rememorar alguns tópicos: “ Deus não quer que ela - a riqueza.- fique muito tempo improdutiva e, a desloca constantemente. Cada um deve possuí-la para experimentar servir-se dela, e provar o uso que dela sabe fazer; mas como há a impossibilidade material de que todos a tenham ao mesmo tempo: que aliás, se todo mundo a possuísse, ninguém trabalharia e o aprimoramento do globo com isso sofreria, cada um a possui a seu turno: quem não a tem hoje, já a teve ou terá numa outra existência, e quem a tem agora, poderá não tê-la mais amanhã. Há ricos e pobres porque Deus sendo justo, cada um deve trabalhar a seu turno; a pobreza é para uns a prova da paciência e da resignação; a riqueza é para outros a prova da caridade e da abnegação.” - O negrito e o itálico são destaques nossos. –

Para finalizarmos nossas Reflexões do Cotidiano de hoje, vamos tomar a liberdade de transcrever uma das perguntas do Capítulo IX de O Livro dos Espíritos: ( Desigualdade das Riquezas item IV)

P.808. A desigualdade das riquezas não tem sua origem na desigualdade das faculdades, que dão a uns mais meios de adquirir do que a outros?

R. – Sim e não. Que dizes da astúcia e do Roubo?

É interessante como esta resposta escrita há 153 anos atrás, retratam na atualidade os enriquecimentos ilícitos; onde os fins nem sempre justificam os meios...

Curitiba, 21 de maio de 2010 - Reflexões do Cotidiano – Saul

http://mensagensdiversificadas.zip.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 06/08/2015
Código do texto: T5336833
Classificação de conteúdo: seguro