O mito urbano de Agosto de 1945

Subsiste ainda um mito urbano nascido em Agosto de 1945 que justifica este bombardeamento com o facto de ter poupado 1 milhão de baixas americanas, que teriam lugar quando se invadisse o Japão.

Mito urbano já "desmontado" por alguns historiadores (e por factos irrefutáveis...) porque o Japão estava de rastos, sem recursos para impedir uma invasão, sem recursos para causar um elevado número de baixas entre os invasores.

As bombas lançadas sobre o Japão serviram apenas de aviso à URSS, uma demonstração de força perfeitamente inútil, dado alguns dos cientistas envolvidos na concepção da bomba terem passado os segredos desta à URSS porque temeram que um tal poder concentrado numa só nação era muito perigoso, poderia levar esta a pensar que era invencível e com tal eventualmente poder ter ideias de um poder, de um domínio mundial.

Os cientistas acertaram, porque ao saberem que se poderiam destruir mutuamente as duas nações limitaram-se a "rosnar" uma com a outra, naquilo que ficou conhecido por "Guerra Fria" ao invés de enveredarem por mais uma guerra, certamente a última porque tal iria significar o fim da civilização. Os cientistas acertaram, mas o mito urbano de Agosto de 1945 mantém-se, e nunca ninguém foi julgado (e muito menos condenado) por esses crimes de guerra que foram os bombardeamentos de Hiroshima e Nagasaki...

Miguel Patrício Gomes
Enviado por Miguel Patrício Gomes em 06/08/2015
Código do texto: T5336536
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.