SOMOS OS RESPONSÁVEIS PELAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS?

Chocam as imagens que retratam as enchentes no Sudoeste e a extrema ausência de chuva na região Sul e Nordeste. Ambas as situações penalizam as populações afetando em ambos os casos a agricultura; muitas casas com total perda e até mesmo vidas humanas...

Comenta-se que em Minas Gerais é a maior enchente dos últimos cem anos, isto requer medidas em conjunto dos governantes e contar com a solidariedade da população em geral, que têm condições de ajudar com este gesto se ameniza a extrema provação que de momento os estão afetando, para muitos é a repetição do que ocorreu em anos anteriores, coincidentemente em datas parecidas nos dias que antecedem o Natal e o começo do Ano Novo, o importante no momento não é buscar as causas, mas tão somente ajudar, aqueles que perderam quase tudo...

As mudanças climáticas é um assunto que divide até os próprios cientistas, que se dedicam a estes estudos. O clima estaria mudando em função da ação da dos próprios seres humanos; “resíduos” das indústrias que eclodiram com grande intensidade no século XX, ou seria as “mutações” do próprio Planeta, em permanentes modificações ao longo de seus mais de quatro bilhões de anos? Números que para grande maioria dos mortais é difícil imaginar no nosso limitado conhecimento, - pelo menos para nós. –

O Criador na Sua Infinita Sabedoria dá aos seres humanos as condições de desenvolver meios que possam contemporizar estas vicissitudes; as construções de moradias em áreas de riscos; isto é feito na maioria das vezes por limitações econômicas, que impedem de construírem em locais mais adequados.

Nas regiões que sofrem com estiagem é uma situação de mais complexidade, talvez o total “armanezamento”, em locais adequados das águas no período das chuvas, que serviria para ser usado neste período de sua escassez; são desafios que cabem aos nossos governantes encontrarem soluções para estas situações que têm se repetido com maior frequência: regiões com carências de chuvas e outras com excesso...

Pedimos a permissão para transcrever a pergunta número 536, - O Livro dos Espíritos. - que faz parte do capítulo IX.

Os grandes fenômenos da Natureza, os que se considera como uma perturbação dos elementos são devidos a causas fortuitas ou têm um fim providencial? - Allan Kardec fez esta pergunta há 155 anos. - e obteve esta resposta: - Tudo tem uma razão de ser e nada acontece*sem a permissão de Deus. *

- Esses fenômenos têm sempre o homem como objeto?

- Algumas vezes eles têm uma razão de ser direta para o homem, mas, freqüentemente, também não têm outro objeto que o restabelecimento do equilíbrio e da harmonia das forças da Natureza *.

- Concebemos perfeitamente que a vontade de Deus seja a causa primeira, nisso como em todas as coisas, mas como sabemos que os Espíritos têm uma ação sobre a matéria e são agentes da vontade de Deus, perguntamos se alguns dentre eles não exerceriam uma influência sobre os elementos, para os agitar, acalmar ou dirigir *.

- Mas é evidente e não pode ser de outra forma. Deus não se consagra a uma ação direta sobre a matéria; tem seus agentes devotados em todos os graus da escala dos mundos *.

* O Negrito é nosso.

Curitiba, 06 de janeiro 2012 - Reflexões do Cotidiano – Saul Hoje é 05/08/215

http://mensagensdiversificadas.zip.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 05/08/2015
Código do texto: T5335494
Classificação de conteúdo: seguro