Crônicas da Vida – Essa tal Dicotomia do perdão

Eu tenho uma esfinge muito grande na sociedade pós moderna, essa tal dificuldade em perdoar atos, de desculpar circunstâncias. Isso ocorre em diversas relações, em diversas situações, não sou tão privilegiado por que também participo dessa mesma maré que sonda nossas ações.

Sou daquelas pessoas de coração muito grande, bondoso gosta de presentear e elogiar quem de alguma forma me marcou (sim, sou um cara diferenciado, sem demagogia né?), mas tenho problemas quando alguém erra comigo, pelo simples fato de não saber lidar com a situação e o que faço? Afasto-me, silenciosamente e quando percebo não tenho mais relação com ela.

Estava lendo o livro “O Monge e o Executivo” (desculpe, eu sou Pop) e em certa parte do livro, o monge fala que as relações são como saldos emocionais que são depositados, a partir de ações recebidas e o que o atos considerados negativos tem maior peso que os positivos, era como se fosse quatro pra um. Então me assustei por que apesar de escrever poesias, presentear alguém ou fazer um elogio sincero, algum dia vou errar e essas ações não podem valer nada.

Não posso criticar quem tem atitude assim (até por que sou assim), primeiro por que somos subjetivos e não tem como medir alguma coisa que fiz de errado perante alguém, segundo somos pós moderno, hedonistas e temos dificuldades com relações e terceiro perdoar nunca é algo fácil. É você se esvaziar de sua verdade, de sua razão, de seu ego, do seu orgulho e dá uma nova oportunidade há alguém de certa forma te machucou.

Por isso sempre vivo numa dicotomia exacerbada por que simplesmente não posso criticar quem não tem capacidade em perdoar, pequenos ou grandes erros, somos condicionados pela cultura vigente, além de reiterar nossa subjetividade a certas atitudes, mas não também posso concordar com tal ato que impede relações que afasta pessoas, torna tudo tão superficial que o suco Maratá parece ter mais sabor (Tudo que eu disse parece meio hipocrisia minha né? Por que na verdade é). Então o que eu posso afirmar que tudo isso me incomoda, e esse incomodo pelo que eu vejo vai perdurar.

Criado ás 00:57 na data 05 de Agosto de 2015