Águas passadas não movem moinhos
 
Os ditados populares nos ensinam verdades sobre a vida que outrora, nossos pais e avôs, se dispunham a nos passar. Muitos são emblemáticos, alguns até chatos, mas no fundo todos querem te passar uma lição , algo a ver com nossa honradez e moral.

O ditado "Águas passadas não movem moinhos" é muito sábio, por dirigir a atenção do leitor ou do ouvinte, a questão do ficar preso em algo do passado.

Atualmente, se fala muito de auto- ajuda, tem muitos escritores que desenvolvem temas sobre assuntos correlatos, mas esse dito popular, diz em uma única frase como devemos encarar o passado.

Tudo na vida passa, o tempo é linear, isso é físico, não muda, não retroage, pode insistir, brigar, se isolar, pois ele passará e levará consigo situações que acometeram o indíviduo, deixando-o com marcas, cicatrizes e lembranças.

Isto nos leva a crer que não adianta ficar se lamentando, chorando por coisas que deveria ter feito e não fez, cheio de lamúrias por ter perdido oportunidades que passaram, pois a vida é cíclica, as oportunidades vem e vão, de acordo com a abertura que damos à elas, mas o tempo, este não, ele realmente passa e para todos, sem exceção. 

Então devemos olhar o passado com uma fonte de aprendizado e conquistas, as perdas virão, mas não devem ficar impregnadas à memória, de modo a causar transtornos em sua vida. Arrependimentos e mágoas acontecerão, fazem parte, mas devemos depois de chorar e lamentar o ocorrido, reunir forças e tocar a vida para frente, sem ficar imaginando o que poderia ser se tivesse sido,mais ou menos isso.

Eu não passei no exame prático DETRAN, chorei a noite toda, mas já passou, a hora de chorar terminou, agora é buscar melhorar no que errei, para na próxima não cometer os mesmos erros.

Afinal ,águas passadas não movem moinhos.

 
Lia Fátima
Enviado por Lia Fátima em 04/08/2015
Reeditado em 04/10/2018
Código do texto: T5334288
Classificação de conteúdo: seguro