OPÇÕES REPETITIVAS...

Ao longo da história da humanidade, as desigualdades sociais, foram sempre motivos de constantes revoluções, mudanças de regimes políticos, quase sempre impostos pela violência e as arbitrariedades sem limites, para se apossarem do “poder”; retirando-os dos que até a pouco os exerciam, em muitos casos com o sacrifício de suas próprias vidas, sem direito de defesa; * comumente se instala um “novo regime”, que promete dar definitiva soluções as desigualdades sociais, mas com o passar do tempo não dão os resultados prometidos; exemplo mais recente o regime socialista imposto à Rússia, que durou mais de sete décadas...

Demonstrando a ineficácia quando se impõe mudanças sociais por decretos; cuja vida dos seres é vista como única; e não leva em consideração que cada ser humano, naquele exato momento é o resultado de aquisições de vivências e experiências reencarnatórias.

Quase sempre os que hoje reclamam afoitamente das desigualdades sociais, no remoto passado ou no recente foram agraciados com os bens transitórios, e não souberam usá-lo com dignidade e justiça social; foi canalizado tão somente para satisfação de seu egoísmo pessoal; associado ao seu orgulho sem limites...

Com certeza, - a razão nos diz. - que a grande falha dos diversos regimes políticos e econômicos, persiste numa visão materialista que vêem nos seres humanos a idéia de uma única existência; não levando em consideração esta realidade, - já aceita por parte da própria ciência, diante de tantas evidências. - não somos iguais, em função de “aprendizados” anteriores de múltiplas vidas; isto nos faz diferentes no nosso comportamento de aptidões, e na própria capacidade de vencer desafios; sistemas arbitrários se constituem em inibidores para que possam por em prática este aprendizado já adquirido...

No Evangelho Segundo o Espiritismo, há uma belíssima página intitulada: Desigualdade das Riquezas; que pedimos permissão aos nossos amáveis leitores (as), para transcrever sucintamente alguns tópicos que elucidam melhor nossas palavras: “ A desigualdade das riquezas é desses problemas que se preocupa em vão resolver, se não se considera senão a vida atual.”* “A primeira questão que se apresenta é esta: Por que todos os homens não igualmente ricos? Não o são por uma razão muito simples; é que eles não são igualmente inteligentes, ativos e laboriosos para adquirir, nem moderados e previdentes para conservar”. *

... “ a pobreza é para uns a prova da paciência e da resignação; a riqueza é para outros a prova da caridade e da abnegação.”

... “ as leis podem, momentaneamente, mudar o exterior, mas não podem mudar o coração; por isso, elas não têm senão uma duração temporária, e são sempre seguidas de uma reação mais desenfreada. A fonte do mal está no egoísmo e no orgulho; os abusos de toda espécie cessarão por si mesmos quando os se regerem pela lei da caridade. “*

Esta elucidativa página faz parte do capítulo XVI item 8, que sugerimos a curiosidade de nossos leitores(as) para lerem ou relerem, pois muito embora tenha sido escrita a mais de um século e meio, nem por isto deixa de ter sua validade para os nossos momentos atuais...

*Nos referimos ao último Czar da Rússia, Miguel Alexandrovich Romanov, que com toda sua família foi cruelmente executado no dia 12 de junho de 1.918; a pretexto da implantação de um novo regime político o “socialismo”; que perfurou até 1.989.

* O Negrito é nosso.

Curitiba, 09 de janeiro de 2.012 - Reflexões do Cotidiano – Saul

http://mensagensdiversificadas.zip.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 04/08/2015
Código do texto: T5334225
Classificação de conteúdo: seguro