COLÔNIA HIRANO: 100 anos

Com merecida pompa, as poucas famílias (12) ainda residentes no local, ligadas aos pioneiros, com alegria celebraram o centenário no dia 2 de agosto (a data exata é o dia 3) desta comunidade que quase não sobrevive atacada pela malária logo após a fundação. Mas renasceu das cinzas e no auge havia mais de trezentas famílias.

Dois livros registram a sua história: A Mata das Ilusões, de Masao Daigo, edição de 1988, traduzido do japonês –Mori no Yume – pela Sônia Regina Longhi Ninomiya e Colônia Hirano: 100 anos, de nossa autoria, edição de 2015. Um Nanibushi; Documentário exibido em dois capítulos pela NHK, filme em preto e branco(CD).

Em 20.8.2007, o governador de Shizuoka, Yoshinobu Ishikawa; o prefeito de Kakegawa, Shinya Totsuka; o presidente da Assembleia, Kosuke Sano e comitiva de deputados, vereadores e assessores visitaram a Colônia. Nessa ocasião, foi solicitado ao governador que erguesse um busto de Hirano no Japão. O pedido foi atendido e o busto inaugurado em 18.6.2008, no centenário da imigração,em Kakegawa.

Apesar de poucos moradores o núcleo vivem bem tranquilo com a exploração da propriedade de 84 alqueires de terras deixada por uma cooperativa dos áureos tempos, o que possibilitou que procedesse ampla reforma da sede da associação, especialmente para esse acontecimento.

A programação seguiu o de praxe das solenidades dedicadas às efemérides atinentes ao núcleo: visita ao monumento no local do primeiro cemitério: ofício junto ao mausoléu de Unpei Hirano no segundo cemitério oficial, ora desativado. No pátio do templo, a cerimônia de abertura, hasteamento das bandeiras. Ofício Memorial pelo Bispo , coadjuvado por monges e sessão solene para homenagens às diversas pessoas por parte da Associação, da Prefeitura, da Câmara e pelo Deputado Federal Walter Ihoshi para os maiores de 80 anos; prestadores de relevantes serviços; colaboradores para a realização do evento e à Família Yamashita, única pioneira ainda no local. Assim, a mesma pessoa foi homenageada por mais de uma vez, mas de fontes diferentes.

O presidente anfitrião, Hissasse Moribe, recebeu cerca de 500 visitantes de diversas cidades, entre eles o deputado federal Walter Ihoshi; o cônsul geral do Japão, Takahiro Nakamae –hóspede oficial -; prefeito Luís Otávio Carvalho; o presidente da Câmara, Carlos Camargo; a presidenta do Bunkyô da capital, Harumi Arashiro Goya, acompanhada de diversos assessores; o vice-prefeito, vereadores e secretários; Kazoshi Shiraishi, presidente da Federação; dirigentes das associações de diferentes regiões. A TV Tem e muitos jornalistas cobriram o acontecimento.

A celebração terminou com almoço festivo. Entrega de caneta e prospecto sobre a comunidade, como brinda. A CAFEARTES deste ano será dedicada ao centenário. A Hirano foi a primeira colônia fundada na Noroeste, não do Brasil, como afirmaram diversos oradores. Há uma lei federal, nesse sentido.

Yoshikuni
Enviado por Yoshikuni em 04/08/2015
Código do texto: T5334037
Classificação de conteúdo: seguro