HOMENAGENS INESPERADAS...

(Muito além de suas pátrias de origens)

Assisto a um programa de TV local; *contando a formação de um dos bairros de nossa cidade, que teve seu início com o loteamento de uma antiga chácara, - Schaffer- no final da década de 60, cuja neta do antigo proprietário, solicitou a Câmara Municipal, que as ruas que seriam abertas, homenageassem antigos músicos do século XVII e XVIII. A família há várias décadas sempre cultivava o gosto pela música clássica, principalmente através do piano. As composições eram executadas, admiradas e valorizadas...

As ruas, com as placas e os nomes dos célebres compositores de fama mundial, apesar de há muitas décadas não estarem mais entre nós, permanecem vivos na lembrança dos que ali transitam.

Ao mesmo tempo em que a câmara focalizava as placas com os respectivos nomes dos eméritos músicos, o maestro O.C. sucintamente com muita propriedade, ia narrando a vida e obra dos homenageados, com esta inusitada e inesperada homenagem, muito além de suas pátrias de origens; e os nomes iam surgindo* alguns que nos lembramos estão relacionados abaixo; muitos precocemente na primeira infância apresentavam talento nato para a música...

R. (Johann Sebastian Bach - 1.685 - 1.750)

R. (Ludwig Van Beethoven - 1.770 - l.827)

R. (Wolfgang Amadeus Mozart - 1.756 - 1.791)

R. (Niccolo Paganini - 1.782 - 1.840)

R. (Franz Peter Schubert - 1.797 - 1.828)

R. (Robert Alexander Schumann - 1.810 - 1.856)

R. (Bartholdy Mendelssohn - 1.809 – 1847)

R. (Richard Strauss - 1.864 - 1.949)

R. (Wilhelm Richard Wagner 1.801 - 1.883)

“Coincidentemente”, estes missionários da música “aportaram” no final do século dezessete e dezoito; - e muitos outros que estamos deixando de mencionar. - impulsionadores do dispertamento e a sensibilidade que permanecem até hoje; cada vez que nos ligamos para sermos envolvidos com os perenes acordes de suas músicas que nos emocionam para uma maior valorização do que denominamos vida...

Seres iluminados que vieram a nós, e, com certeza traziam “bagagens”, não oriundas desta vida tão somente, mas de aquisições de outras, quem sabe, aquinhoadas de outras vivências, não restritas a este Planeta, mas de mundos semelhantes ao nosso, porém, em condições mais adiantadas, provando que não estamos entregues ao léu, mas há uma Planificação Divina, para o dispertamento do progresso, em todas as áreas do conhecimento humano; em que as músicas, bem como a oração se constituem em “alimento” das almas para apaziguar os momentos de tristeza e melancolia; abastecem-nos com novo ânimo nos dando as condições de prosseguir na nossa caminhada evolutiva, hoje, amanhã e sempre...

Curitiba, 11 de fevereiro de 2.012- Reflexões do Cotidiano- Saul

http://mensagensdiversificadas.zip.net

*Nomes e números compilados do Google

*TV Sinal da Câmara Estadual de Curitiba.

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 03/08/2015
Código do texto: T5333191
Classificação de conteúdo: seguro