OS SOFRIMENTOS DE CADA UM...

Sempre que temos oportunidade, sintonizamos a Rádio Educativa, das 08h00min as 08h30min horas; é levado ao ar um programa de entrevista, quase todas têm um excelente conteúdo dignos de reflexões...

A de hoje foi com um jovem advogado, Senhor G... com extrema dedicação as pesquisas a história de nosso país, principalmente com os fatos mais antigos, demonstrando conhecimento e memória privilegiada. O assunto inquirido pelo entrevistador, Senhor C... foi sobre quarta e última imperatriz do Brasil Tereza Cristina.

Quando aqui chegou, - 1.843. - veio, conforme acertos políticos da época, para casar-se com Imperador Dom Pedro II, então com 18 anos e ela tinha 22. Apesar da pequena diferença de idade, isto não constitui problema; o futuro marido somente a conhecia por um retrato, razão pela qual deveria estar ansioso para conhecê-la pessoalmente; era uma manhã chuvosa, quando finalmente se deu o esperado encontro... Há princípio ficou um pouco decepcionado: a mulher que se apresentava como sua futura esposa, não tinha os encantos físicos esperados, - convenhamos, duram por um limitado tempo. - isto em parte até esmoreceu o compromisso de casamento, mas aconselhado pelos auxiliares mais diretos, o convenceram que o compromisso não poderia ser rompido, pois causaria um mal estar entre os países envolvidos...

Aos poucos foi rompendo as barreiras, angariou simpatia, tinha qualidades, pois era portadora de atributos da alma, que o tempo não conseguiria desfazer; culta em todas as áreas do conhecimento humano, com especial destaque a arqueologia, mãe dedicada, esposa amiga nos momentos de tensões políticas, e sobre tudo é reconhecida como alma caridosa, * para os desvalidos da sorte, que, através de suas abençoadas mãos encontravam eficazes ajuda, nos momentos mais graves de infortúnios. Tanto é verdade, quando se deu o exílio forçado da família imperial, roga aos novos detentores do poder, não deixassem os seus socorridos sem amparo...

Com certeza, foi uma provação rude: deixar o Brasil após 46 anos, passou a amá-lo como se fosse sua própia pátria; chegando a Portugal cidade do Porto, logo depois falece segundo alguns historiadores de tristeza... “Suas ultimas palavras teriam sido: “Brasil terra abençoada que nunca mais verei.” Era 28 de dezembro de 1.889”

Dom Pedro II, extremamente amargurado e saúde abalada, vai viver seus últimos dias em Paris, num modesto hotel; ainda têm força e ânimo para ir a Biblioteca Pública de Paris, para fazer sua carteira, para ter acesso a empréstimos de livros: o atendente pergunta seu nome... Sua profissão... Chora ao dizer ex Imperador do Brasil, o que deve ter causado espanto e admiração diante daquela venerável figura, no acaso de sua existência...

O sistema republicano estava finalmente institualizada; com promessas de novos tempos e de um novo Brasil, não mais se tiraria “vantagens” dos que vivessem ao lado das “benesses” do poder; com a promessa de uma nova era, iria se iniciar, com direitos e deveres, e todos seriam iguais perante as leis, para um país mais solidário e justo em todos os aspectos...

Na prática, porém, estamos longe disto, não é suficiente trocar tão somente o nome do regime instituído, é preciso sobre tudo à modificação do comportamento de cada um; os valores da ética, incorporados, com destaque à honestidade nos mínimos atos, - em que alguns dos atuais governantes estão sempre sobre suspeita. - finalmente tenhamos uma pátria realmente mais solidária, em que as necessidades de meu próximo também sejam as minhas necessidades...

*É enaltecida e reconhecida como alma extremamente caridosa, deixando em sua vida um rastro de luz em incansável ajuda aos que necessitavam do amparo para os seus sofrimentos...

*Ela chegou ao Brasil, em 03 de setembro de 1.843; acompanhada de seu irmão, príncipe Luiz, conde de Aquila, que se casaria com Dona Januária, irmã do Imperador.

*A última Imperatriz do Brasil nasceu em Nápoles, em 14 de março de 1.822 e faleceu na cidade do Porto, em 28 de dezembro de 1.889, portanto viveu 67 anos.

Desta união tiveram quatro filhos. Com destaque a princesa Izabel, a redentora.

*Dom Pedro II, nasceu no Rio de Janeiro em 02 de dezembro de 1.825 e faleceu em Paris, em 05 de dezembro de 1.891 com 69 anos.

* Números compilados do google

Dom Pedro II dedicou estes versos, esposa recém falecida...

À Imperatriz

Corda que estala em harpa mal tangida,

Assim te vás, oh doce companheira

Da fortuna e do exílio, verdadeira

Metade de minh’alma entristecida!

De augusto e velho tronco hastea a partida

E transplantada em terra brasileira,

Lá te fizeste a sombra hospitaleira

Em que todo o infortúnio achou guarida,

Feriu-te a ingratidão, no seu delírio;

Chaiste, e fico a sós, neste abandono,

Do seu sepulcho vacilante cino!

Como foste feliz! Dorme o seu somno,

Mãe do povo, acabou-se o teu marthyrio,

Filhas de Reis, ganhas-te um grande throno!

Terminamos nossa modesta Reflexão do Cotidiano de hoje, lembrando aos prezados leitores(as), que no primeiro livro psicografado por Francisco Cândido Xavier: Parnaso de Além Túmulo há uma poesia de Dom Pedro II, numa prova eloqüente que a vida continua...

Curitiba, 04 de fevereiro de 2.012- Reflexões do Cotidiano- Saul

http://mensagensdiversificadas.zip.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 03/08/2015
Código do texto: T5333189
Classificação de conteúdo: seguro