RICARDÃO DO PETROLÃO
RICARDÃO DO PETROLÃO
“Não se deixe intimidar pela dúvida. Não se permita sofrer demasiadamente com a indecisão que teima em constranger o seu espírito. Creia na força das ideias positivas e avance confiante na vitória final”. (Valdemar P. Barbosa).
Momentos existem nos quais é impossível desconhecer as nossas falhas, entretanto, tenhamos a devida prudência de situar o mal no passado Teremos tido comportamento menos feliz até ontem. Hoje, porém, é nosso dia. Segundo o grande Chico Xavier de todas as virtudes, permanecem por maiores a fé, a esperança e a caridade, e a caridade evidentemente é a maior de todas. Ninguém é tão infeliz que não possa produzir alguns pensamentos de bondade, nem tão pobre que não possa distribuir alguns sorrisos e boas palavras com os seus companheiros de luta cotidiana. Tristeza de todos os matizes é ferrugem nas engrenagens do corpo e da alma. Lamentação contumaz é ociosidade ou resistência destrutiva.
A política brasileira, desde muito, vem enferrujando e nenhum lubrificador foi capaz de evitar a corrosão deletéria, que destrói todos os valores que existem na nação brasileira. Alguns pobres sonham em ser ricos, seja através de um merecimento divino ou não. Os brasileiros menos aquinhoados tentam todas as semanas e todos os meses ganhar alguns trocados jogando nas loterias existentes ou mesmo no já tão surrado e proibido jogo do bicho, porém, o dinheiro que ganham é tão pouco que mal dar para se alimentar. A maioria da população brasileira vive nesse cenário. Um palco onde predomina o sofrimento e a dor.
Trabalham feito loucos, mas o ganho é tão pouco, e ainda tem um leão que no final do ano quer devorar com suas garras ferinas quem ganha um pouquinho mais do que o salário mínimo. Por qual razão político não paga imposto de renda? O exemplo deveria partir deles. Eles ganham bem e ainda querem mais sempre mais. Seja por manobras políticas ou administrativas eles estão somando cada vez mais. Os escândalos estão aí e já fazem parte do teatro de operações políticas no Brasil. O Brasil virou um lamaçal e o povo continua atolado até o pescoço. No nosso mundo, hoje em dia, onde a guerra é fabricada não passa nossa alegria, de tristeza disfarçada já descrevia um grande trovador.
À sombra do empreiteiro. – Ricardo Pessoa revela detalhes do esquema de corrupção da Petrobras e entrega a lista de beneficiados com o dinheiro desviado: as campanhas eleitorais de Dilma e Lula, deputados, senadores e ministros do governo. A cabeça do Brasil está doente e o corpo padece amargamente. Ficamos abismados com a relação que colocamos para os leitores tomarem conhecimento: Campanha da Dilma em 2014 – 7,5 milhões de reais; Campanha de Lula - em 2006: 2,4 milhões de reais; Ministro Aloizio Mercadante (PT) 250 mil reais; Senador Fernando Collor de Mello (PTB) R$20 milhões; Senador Edison Lobão (PMDB) 1 milhão de reais; Senador Gim Argelio (PTB) 5 milhões de reais; Senador Ciro Nogueira (PP) 2 milhões de reais; Senador Aloysio Nunes (PSDB) 200 mil reais; Senador Benedito de Lira (PT) 400 mil reais.
Deputado Arthur Lira (PT)1 milhão de reais; Deputado Júlio Delgado (PSB) 150 mil reais; Deputado Dudu da Fonte (PP) 300 mil reais; Deputado Fernando Haddad (PT) 2,6 milhões de reais; O ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto 15 milhões de reais; o ex-ministro José Dirceu 3,2 milhões de reais; o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado 1 milhão de reais; (Como tesoureiro, arrecadou dinheiro para a campanha de Dilma de 2014). (Fonte: Revista Veja). Achaque na campanha de 2014. Ricardo Pessoa conta como foi persuadido “de maneira bastante elegante” a contribuir para o caixa do PT. “Você tem obras na Petrobras ((...)...) o senhor quer continuar tendo?” Foi assim, segundo Ricardo Pessoa, a abordagem de Edinho Silva antes de pedir dinheiro para a campanha de Dilma. (Tesoureiro).
Atual ministro da Secretaria de Comunicação Social da Previdência < Edinho Silva nega pressão e diz que as doações ocorreram de modo legal e transparente. O empreiteiro combinou doar 10 milhões de reais à campanha da presidente Dilma Rousseff. Antes de repassar o total do dinheiro, porém, ele foi preso na Operação Lava Jato. Senhor Tulipa?...Contrassenha: caneco! (grifo nosso). A campanha de Lula à reeleição recebeu dinheiro sujo das empreiteiras envolvidas no Petrolão. Máfia:- O dinheiro, 2,4 milhões de reais, veio do exterior, foi movimentado por operadoras e entregue no comitê eleitoral do PT mediante uma senha previamente combinada. Moch – Ricardo Pessoa contou que o tesoureiro do PT ia regularmente a seu escritório em São Paulo nos sábados para buscar dinheiro desviado dos cofres da Petrobras.
O Homem do “Pixuleco” – Era assim que Vaccari chamava a propina. Caneco e Pixuleco serão palavras que ficarão conhecidas na política brasileira. (grifo nosso). Propina de 15 milhões foi quanto a UTC pagou ao PT por um único contrato na Petrobras. Passe livre:- Ricardo Pessoa contou que a UTC foi encarregada de pagar a “Comissão” ao PT referente ao contrato do Comperj. A outra parte ficou a cargo da empreiteira Odebrecht. Suborno:- O empreiteiro conta que o ex-senador (Gin Argello) tinha influência sobre o comando da comissão. Convocado a depor; Pessoa nunca precisou comparecer. Cinco milhões o preço de um Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). Foi quanto GIM Argello cobrou para “matar” a CPI da Petrobras em 2014. Consultoria na Papuda.
A consultório que não era consultoria. O ex-ministro José Dirceu passou atuar como lobista em 2005 nos bastidores do governo. Como a Operação Lava Jato já mostrou as “consultorias” prestadas por Dirceu a empreiteiras e outras empresas com interesse na máquina pública renderam ao mensaleiro uma fortuna de 39 milhões de reais. A Pedido:- O ex-ministro José Dirceu recebeu 3,2 milhões de reais da UTC, incluindo dois aditivos de contratos pagos quando ele já estava preso. Era dinheiro da Petrobras. Prestígio O advogado Tiago Cedraz, filho do ministro Aroldo Cedraz recebeu 3 milhões de reais para repassar “informações de inteligência” sobre o TCU ao empreiteiro. Conexão no Tribunal de Contas da União (TCU):-
A UTC pagava por informações privilegiadas e acesso ao Tribunal de Contas da União. O Senador de 20 milhões. - Foi quanto o grupo de Fernando Collor de Mello embolsou num único negócio. Em troca de manter o seu apoio no governo Lula, o senador Fernando Collor (PTB-AL) conseguiu emplacar o engenheiro José Zonis na diretoria de Operações e Logística da BR Distribuidora. Um excelente negócio, principalmente para o bolso do próprio senador. Depois da posse do diretor, Ricardo Pessoa foi procurado pelo empreiteiro Pedro Paulo Leoni Ramos. Ex-ministro de Collor e amigo do ex-presidente, “PP”, como é conhecido falou abertamente de seus planos. Disse que A BR distribuidora estava ao raio da influência dele e ofereceu ÙTC um pacote de 650 milhões de reais em contatos com a estatal. Em contrapartida, queria uma “comissão”.
Para convencer o empreiteiro, deixou claro que seu fiador no negócio era o amigo “Fernando” e, para provar que não era blefe, levou Ricardo Pessoa até José Zones para uma primeira aproximação. É assim que os cães ladram e os gatos miam e os péssimos políticos continuam articulando e afanando dinheiro da Petrobras. Contumaz:- Para faturar um contrato de 650 milhões de reais na BR Distribuidora, a UTC pagou uma comissão de 3%. Pessoa diz que deu o dinheiro porque sabia que o senador estava por trás. A turma do caixa dois. A lista inclui ministros senadores, deputados como foi frisado anteriormente.
Por fora:- O ministro Aloizio Mercadante, chefe da Casa Civil, e o ex-tesoureiro José de Filippi: ambos constam na lista de políticos que receberam dinheiro clandestinamente. Diz-me para quem ligas. Alexandrino Alencar, o ex-diretor da Odebrecht envolvido na Lava Jato, teve direito a três telefonemas ao ser preso. Dois ele fez para os seus advogados. O terceiro foi para o Instituto de Lula. Casal investigado. Pimentel governador eleito por Minas Gerais e a esposa, Carolina: a polícia rastreia contas milionárias da primeira dama. A verdade é que a corrupção no Brasil virou metástase.
Queremos saber se esta metátese tem cura ou não. Abaixo da volume morto. Em sua pior fase, o PT deve escolher, pela primeira vez em vinte anos, nas eleições de 2016. Candidatos ameaçam abandonar a sigla e já há até quem troque de nome para se dissociar dela. Ascensão e queda do PT. Eleitores que preferem o partido. Junho/2000: FHC 15%; Agosto /2004 Lula 1 /18%; Novembro de 2008, Lula 2/ 23%; Dezembro /2012 Dilma 1/ 27%; Junho de 2015 / Dilma 2/ 11%. Candidatos no vermelho. Um estudo do cientista político Alberto Almeida com 76 prefeitos das grandes cidades que tentaram a reeleição mostrou que o índice de aprovação de 30% representa uma linha demarcatória entre a vitória e a derrota.
Abaixo dela, as chances de reeleição são de apenas 16%. Dos nove prefeitos petistas de capitais e cidades de grande porte que podem se reeleger sete se encontram abaixo desse marco. Com chance de reeleição: 59% Marcos Alexandre Rio Branco (AC); 55% Luciano Cartaxo, João Pessoa (PB). Quase sem chance: Fernando Haddad de São Paulo 20%; Gilmar machado de Uberlândia (MG) 20%; Donisete Braga de Mauá (SP) 22,3%; Carlos Grana de Santo André (SP) 21,5%; Jorge Lapas de Osasco (SP) 16,1%; Rodrigues Neves de Niterói (RJ) 20%; Carlinhos Almeida de São José dos Campos (SP) 15%. Reconhecimento: Lula e Rui Falcão, presidente do partido formado por gente que “só quer cargos”, “só pensa em se eleger” e em “salvar a própria pele”.
Esses dois são sabidos demais e acusam os outros quando à vontade deles coincide com a vontade dos que são acusados por eles. Essa é a famosa dupla do “não sabe nada” e que “o PT não fez nada”, para eles dois todos os mensaleiros, e os envolvidos no Propinoduto não fizeram nada, são inocentes. Eles estão sonhando e não sabem o que vem por aí para destroçar e destruir o partido mais corrupto do Brasil, o Partido dos Trabalhadores. Voou, caiu e afundou. Segundo 21 analistas ouvidos pela Revista Veja, só sendo muito pessimista para ter alguma notícia boa sobre o desempenho da economia brasileira neste ano. Pense nisso!
ANTONIO PAIVA RODRIGUES-JORNALISTA/MEMBRO DA ACI/ DA ACE/ DAUBT/ DA AOUVIRCE E DA ALOMERCE