CUBA...

Cuba, é a ilha mais populosa do Caribe, foi descoberta por Cristóvão Colombo em 1.492, de imediato a anexou como território espanhol, e assim ficou até a guerra Hispano-Americana, que terminou em 1.898,* período de 406 anos que pertenceu a Espanha; “sendo reconhecida como nação independente pela maioria dos países no início do século XX, entre 1.953 e 1.959 ocorreu a Revolução Cubana, que removeu a ditadura de Fulgência Batista”.*

As ditaduras, a priori não duram para sempre, - esta não deixa de ser uma exceção. - há 55 anos Fidel Castro, conseguiu através de uma revolução retirar quem estava no poder, para instalar um governo livre, em que haveria a possibilidade de seu povo escolher os seus governantes, ledo engano, se “instalou” uma nova ditadura que prevalece até hoje, através de seu “sucessor” o próprio irmão Raul Castro.

É a ilha mais populosa do Caribe, têm aproximadamente 11 milhões de habitantes; não há oposição ao governo, pois existe um partido único; diferente dos países em que vigora a Democracia, se ainda não é o Sistema ideal, mas pode ser aprimorado, pois, sempre haverá a possibilidade de alternância no poder, que depende de um processo de educação cívica dos próprios cidadãos “aprendam” a escolher melhor os seus representantes; não deixando de ser um longo “aprendizado” para que se valorize o exercício da Democracia...

Poucos países no mundo persistem com os “ideais” do sistema comunismo;* cuja “bandeira” foi “defendida” durante mais de sete décadas, pela então URSS, o sistema “ruiu”, com a queda do muro de Berlin em 1.989, pois partia de uma falsa premissa todos somos iguais e os seres humanos são “limitados”, do “nascimento” a “morte”, de uma única vida; jamais seria levado em conta, que cada ser humano, é o “resultado”, de inúmeras experiências reencarnatórias em que foram acumulando aprendizados que para muitos refletem até mesmo nesta atual existência, como idéias que “afloram” independentes do atual aprendizado e que sutilmente podem vir a “tona”...

Há certas atitudes dos nossos atuais governantes, que nos fazem refletir, pois “indiretamente” estão sendo convivente com atuais governantes; quando se “importa” médicos cubanos, ao custo de dez mil reais pagos a cada um e que aproximadamente 70% serão “retidos” para dar “sustentabilidade” ao regime lá vigente; não estaria “incentivando” a permanência de um ditador que recebeu o poder através do irmão, que somente não está lá meramente por limitações de sua saúde abalada?...

Ao mesmo tempo, não parece ser um trabalho “escravo”? É somente nos colocando no lugar destes médicos, para sentir a gravidade do que eles estão passando; imagine algum brasileiro fosse trabalhar no exterior e tivesse 70% dos seus rendimentos “confiscado” pelo governo?

“Não estaríamos faltando com verdade, se não mencionássemos que apesar de tudo, dos “avanços” e retrocessos”, a pequena ilha, têm uma taxa de alfabetização de 99,8%; a taxa de mortalidade infantil até é inferior à alguns países desenvolvidos; a expectativa de vida média é de 77,64. *

*Alguns dados compilados da Wikipédia

*Países em todo o mundo, que prevalece esta modalidade de regime; - o comunismo * - China, o Laos, o Vietnã do Norte, e Coréia do Norte...

* A Universidade de Havana, - Capital de Cuba. - foi fundada em 1.728, certamente, em decorrência de estar subordinada a Espanha...

*Segundo o dicionário: Comunismo, s.f. Sistema econômico e político que só admite a propriedade estatal dos meios de produção (terra, fábricas, minas, etc.) e das mercadorias produzidas tanto materiais espirituais; bolchevismo, marxismo.

Curitiba, 29 de janeiro de 2.014 - Reflexões do Cotidiano - Saul

http://mensagensdiversificadas.zip.net ou http://www.mensagensespiritas.net63.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 31/07/2015
Código do texto: T5330271
Classificação de conteúdo: seguro