O dia de hoje

O marido entra em casa e larga as coisas do trabalho sobre a mesa da sala. A mulher está encostada na moldura da porta da cozinha, observando-o.

-Oi, minha querida! Como foi seu dia? - a mulher permanece imóvel e silenciosa.

O marido começa a pesquisar desesperadamente entre suas lembranças recentes, em busca do terrível erro que ele certamente cometeu. Não encontra nada sério o suficiente para justificar a expressão da esposa.

-Que dia é hoje, João Pedro?

Que dia é hoje? Excelente pergunta. Ele revira as lembranças do ano passado, enquanto mantém um sorriso amarelo no rosto. Ele sabe que o sorriso pode comprar algum tempo enquanto pensa em um ótima resposta, mas não muito. Então a pequena lâmpada acende em sua cabeça. É hoje.

-É nosso aniversário! Feliz aniversário, amor da minha vida! - nenhuma reação. - Ah, amor, eu pensei em vários programas maravilhosos para nós, mas nada parecia bom o suficiente para a minha princesa.

-Aham, João Pedro.

-É verdade, meu anjo. Minha primeira ideia foi ficar em casa e assistir a um filme juntinhos, mas aí eu lembrei do calor infernal que faz nessa cidade e na fortuna que gastaríamos com o ar condicionado, você mesma disse que a conta de luz está absurda. Então pensei em pegarmos um cineminha, mas você sabe o quanto custa para deixar o carro em um estacionamento, e é perigoso sair a noite nos dias de hoje. Eu cheguei a ligar para aquele restaurante que você está louca para conhecer, mas acho que o telefone deles está com algum problema, porque ninguém atendeu, ou vai ver já estão cheios demais para receber novas reservas.

Ele espera qualquer coisa, mas ela permanece parada, os lábios apertados em uma linha dura, os olhos gélidos cravados nele e os braços cruzados. Este momento é crucial e perigoso. Se ele der um passo na direção dela e exibir sua expressão mais sedutora, duas coisas podem acontecer: ele pode receber uma explosão de beijos e finalmente soltar a respiração, ou levar um elegante tapa na cara. Vale a pena arriscar.

A mulher escolhe a terceira opção e deixa que ele se aproxime o estritamente necessário para olhar em seus olhos e dizer baixinho:

-Estou com uma terrível dor de cabeça hoje. Boa noite, João Pedro.

Laura Gouveia
Enviado por Laura Gouveia em 30/07/2015
Código do texto: T5329466
Classificação de conteúdo: seguro