V A R E I A

Sou um sujeito que gosto de discutir temas nos quais sou quase semianalfabeto. Isso porque nao estudei quase nada, tenho apenas o curso ginasial, feito, como dizem meus amigos, quase nas coxas, na marra. Tdo o que aprendi foi no dia-a-dia e nos livros. Mas a minha vida sempre foi limitada ao meu mundinho simples e os livros que li foram apenas romances, livro de crônicas, contos, revistas, jornais, algumas biografias, enfim, o trivial simples, o feijão com arroz, sempre evitei os livros diíficies, herméticos, cabeças. Além disso sou zero em filosofia, sociologia, eeconomia, psicologia. Em outras palavras: sou quase mobral.

Mas, repito, sou enxerido e discuto temas que não domino. Um deles é a confusão que faço entre habilidade e inteligência. Tiram meu couro quando digo que a diferença entre os dois é tênue, que são gêmeos, siameses...

Como todo semianalfabeto nesse tipo de tema, eu sempre argumento com um caso que conheço, até em família. Vejam bem, convivo com duas pessoas, esposa e filha. Uma é capaz de trasformar carne de segunda em filé: a outra pega uma peça de filé e tranasforma em carne de segunda. Uma memoriza tudo, escreve bem, faz cáculos rápidos, conhece literatura e o escambal, mas não é capaz de trocar uma lâmpada, pregar um botão, não desenha nada, não sabe nada de decoração... A outra não memoriza nada, não leu tantos livros, fala pouco, mas sabe decoração, costura divinamente, desenha... Pergunto, qual é a mais inteligente? Não seria o caso de halidades diferentes?

Conheço um cara em Pesqueira que é o cão chupando manga no discurso, foi o grande orador do antigo MDB, empolgava a massa. Outro também do mesmo partido é bom na escrita e na pesquisa, mas não fala nadinha em público. Um dia ele gravou a meu pedido um discurso do orador e datilografou. Li, não havia nada com nadam, apenas frases de efeito. Pergunto: qem é mais inteligente? Não seriam os dois habilidosos?

Lembro também um outro amigo que era um craque no futebol, um malabarista, mas no jogo de damas era um fracasso. Mas o irmão dele que era perna de pau no futebol era um craque no jogo de damas. Quem era mais inteligente dos dois irmãos?

Vou parar por aqui na minha arenga, mas aproveito para lembrar um compadre meu que quando peguntam a ele sobre a diferença de duas coisas e ele nçao sabe, sempre responde: "Aí, amigo, VAREIA". Concordo no mesmo nordestinÇês dele: !Vareia mermo, cumpadi". E priu.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 30/07/2015
Código do texto: T5329291
Classificação de conteúdo: seguro