O HOMEM MEDÍOCRE

Não que existe os gênios, os superdotados, pessoa com uma inteligência muito superior à nossa, pobres mortais. Mas mesmo esses privilegiados com o QI altíssimo, em alguma atividade eles são carentes. Não há inteligência total. Tem mais: a inteligência sempre carece da hablidade, e nem sempre os gênios possuem essa habilidade. Vou mais longe, acho tênue a diferença entre inteligência e habilidade.

Sim, sei que há o tal homem superior. Doitóevski, com o personagem Roskólnikof dá uma idéia disso, do sujeito que acha que o homem superior poderia tudo, inclusive matar... Sei não, mas acho essa fascinação que se tem pelos gênios algo parecido com o sonho de Hitler da raça superior. E deu no que deu. Tenho medo desse endeusamento aos tais superdotados, há até uma teoria de se criar pessoas em laboratório superdotadas.

Sei que sou alguem medíocre, comum, sem as luzes da genialidade, um cara da geral. Um cara da maioria, da massa. Gosto sempre de lembrar o que disse José Ingenieros: "O elemento habitual da socieade não é o gênio, nem o idiota; não é o talento nem o imbecil. É o homem que nos rodeia aos milhares, o que prospera e se reproduz, nno silêncio das trevas: é o mediocre".

Mas o danado que essa massa de medíocres sempre cede ao fascínio de lideranças fascistas, daí o perigo. A mediocrizaação também é perigosa. Resta apenas rezar. E priu.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 30/07/2015
Código do texto: T5328600
Classificação de conteúdo: seguro