Troca de identidade

Algumas mesas de palestras depois... tudo soa e ressoa multiplicando imagens e palavras. As pessoas bocejam, se esticam toda, para sair da posição pétrea e retirar o molde da cadeira formado nas áreas glúteas de cada um!

Pessoas passam por mim e sorriem! Uma, duas, três..., dez! Cautelosa olho para os meus pés..., tudo normal por ali! Seriam meus cabelos? Passo as mãos alisando-os. Mais sorrisos! Examino minha roupa e tudo bem!

Incomodada com os olhares e sorriso percebo que alguém anda logo atrás de mim, minha amiga Carlita fica toda sorrisos! Olho para ela com aquela cara de quem nada entende!

Veja é ele, de novo! Como é simpático! Sorri para todos sem reservas!

Olho para o moço e reconheço-o da televisão, ou, melhor do cinema, ou, seria do teatro!

Carlita começa a andar mais rápido para seguir os passos do bonitão. Fico estupefata com a correria... Civilizada é claro! Ninguém avança o sinal de uma educada tietagem, afinal, por ali, avançar o sinal, somente, naquele ambiente sacrossanto da livraria! Olhar, folhear e passar as mãos sobre os livros, estes sim, donos do pedaço, merecedores de toda tietagem histérica dos seus fanáticos leitores!

Carlita não entra na livraria, o que me incomoda muito! Continua saltitando alegre pelas pedras das ruas sem senti-las sobre os pés! Como consegue acompanhar o moço andando pelo calçamento inseguro do centro de Paraty? Nenhum escorregão? Nenhum tropeção?

De repente, o garoto sorriso gesticula para os passantes..., acena para o vendedor de doces, rola um clima de espetáculo pelo ar! Para escreve algo num livro que uma senhora estende em sua direção. Carlita neste momento respira fundo, olha nos olhos do bonitão e fala sussurrando pela emoção!

“Assisti ao seu filme! Gosto muito do seu trabalho, acompanho tudo o que você faz fora do Brasil. Parabéns!”

Num supetão a minha memória pega no tranco... disparo com orgulho!

“Acompanho o seu trabalho e dos seus irmãos, assisti por três vezes, o seu filme, “Palhaço”em que você contracena com o Paulo José, interpretação maravilhosa dos dois! Entrei no espírito circense e retornei a infância, ouvindo e vendo você no papel do palhaço Pangaré e do Paulo no do Puro Sangue! Adorei Selton Mello, parabéns!”

O ator me olha com uma surpresa escancarada no rosto! Não sorri mais! Abana um tchauzinho tímido e vai embora, enquanto isso, Carlita horrorizada grita ao pé do meu ouvido esquerdo.

“Que besteira foi essa que você disse Ruana, ele, não é o ator do filme Palhaço, mas, do Tropa de Elite 1 e 2, ele, é o Wagner Moura!

“Nossa! Que susto! Ainda bem que não o confundi com o ator Matt Damon aquele do Legado Bourne, pois, são tão parecidos!