OITENTA E UM ANOS ATRÁS... *

Estamos - na nossa imaginação. - em 1.932, quatorze anos se passaram do término da Primeira Guerra mundial, conflito que envolveu vários países na insensatez da guerra; que quando chegou o final -1.918 - difícil saber quem “ganhou” ou quem “perdeu”; tudo levaria a crer que a humanidade aprendera a “lição” e que muitos anos de paz teriam pela frente; ledo engano, sete anos depois um novo pesadelo recomeçaria...

Nesta época, o país apesar de viver a dois anos num regime autoritário, havia fortes indícios que a nação brasileira faria reformas institucionais visando dar ao seu povo avanços na área social com leis trabalhistas que “apaziguassem” os permanentes impasses entre o ‘capital” e “trabalho” o que realmente aconteceu nos 15 anos que durou este período, em que os fatos positivos suplantaram os negativos; a chamada “era Vargas”...

Na data em que nos referimos no inicio de nossas palavras, ele* estava com tão somente 22 anos, porém, o dom de sua mediunidade “aflorou” desde a sua infância. “Descoberto” pela Federação Espírita Brasileira, que abriu as suas portas, para editar os seus livros, e o primeiro foi Parnaso de Além Túmulo,* cuja primeira edição foi em julho de 1.932; 60 poemas, nove poetas brasileiros, seis portugueses e um anônimo...

O que na época chamava a atenção dos “críticos” que este homem por circunstância de sua vida não concluiu o curso primário; com certeza este fato, não se deu por acaso, muito pelo contrário, deu mais autenticidade a sua mediunidade e a sua missão que viera predestinado; os poetas que “morreram” estavam “vivos”, e voltaram através sua sensibilidade, conseguiam “externar” suas idéias em forma de seus versos, em estilos exatamente iguais que possuem em vida; era uma “prova” inquestionável que a vida continua e o corpo “físico” é uma “roupagem”, que é “abandonada” ao término de nossa estadia terrena; entretanto, a alma, a “essência eterna” conserva os atributos, suas conquistas que são “arquivadas” no recôndito de cada ser...

Este primeiro livro foi só o começo de sua missão, daí para frente foi mais 70 anos de profícuo e incansável trabalho, que somaram mais quatro centenas de obras; poesias, romances, muitos se transformaram em filmes e até seriados de TV; outros de teor filosóficos e também versando sobre ciência, apenas para citarmos “Evolução em Dois Mundos, que segundo a Federação Espírita de São Paulo, catalogou mais de 2.000 palavras, altamente de cunho científicas, totalmente desconhecidas pela maioria das pessoas comuns e até mesmo por alguns de nível universitário...

Não está mais fisicamente entre nós há 11 anos, mas nos deixou através de sua abençoada mediunidade o acervo de suas obras, que nos “convidam” a estudar, ponderar, refletir, o porquê dos problemas existenciais, bem como as condições de se buscar um meio de superá-los, ou pelo amenizá-los, pois com certeza está na paciência, compreensão e o entendimento, que não deixa de ser a prática do Amor em sua expressão maior, para serenar nossas dores e aflições...

*Francisco Cândido Xavier, renasceu em Pedro Leopoldo em 2 de abril de 1.910, sua missão entre nós terminou em 30 de junho de 2.002

*O livro em referência, - Parnaso de Além Túmulo, - em sua sexta edição em 1.955 foi acrescido de novas poesias, que totalizaram 259 poemas; 56 nomes de poetas luso-brasileiros e anônimos, o que veio enriquecer ainda mais este livro; Cruz e Souza, Augusto dos Anjos, Casimiro de Abreu, Olavo Bilac, Júlio Denis, Castro Alves e muitos outros... Wikipédia

Curitiba, 21 de novembro de 2.013 - Reflexões do Cotidiano - Saul

http://mensagensdiversificadas.zip.net ou http://www.mensagensespiritas.net63.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 29/07/2015
Código do texto: T5327663
Classificação de conteúdo: seguro