ACASO OU DESTINO

 
"Nada acontece por acaso"essa frase é clássica, já ouvimos várias vezes, quando tem um acontecimento que não podemos explicar pela razão.
Exemplos não faltam, penso em uma pessoa e a encontro  na rua ou ela me liga; mudo o caminho para o trabalho e acho na rua uma nota de R$ 20,00; Me  atraso ao sair do curso à noite,perco o ônibus,depois fico sabendo que aquele ônibus foi assaltado, o que será isso? Destino, acaso, coincidências?

Destino:sucessão inevitável de acontecimentos, a pessoa religiosa ou que acredita em um Deus, ou uma força superior(onipresente e onisciente), com poderes para comandar nossa vida, crê , piamente, no destino, acha que tudo acontece pelas mãos de Deus, é um recado, uma mensagem, algo a ser considerado para sua vida.

Casualidade: Relação causal entre um evento(causa) e um segundo evento( efeito).Ex: jogar 3 vezes uma moeda, não viciada, e ela cair nas 3 tentativas com a coroa para cima.

Sincronicidade:A psicologia tem sua visão baseada nos estudos de algo acontece por ter um significado igual, ou seja, o desejo inconsciente traz o objeto à realidade,isto explica você pensar em alguém e depois encontrá-lo.

Para os céticos tudo não passa de probabilidades matemáticas,acaso é apenas uma variável de um evento, assim sendo, você encontraria com a pessoa depois de pensar nela ,devido a probabilidades, pois reduz o universo de pessoas, ao campo em que elas atuam, e assim a matemática explicaria seu encontro. Qual é a chance de  eu encontrar aqui no Recanto um parente meu, segundo os estatísticos, as possiblidades são enormes.Só que esse caminho também é um beco sem saída, pois para os céticos  existe o natural, o físico,há um "caos", e nele há um ordem, então o acaso seria o contrário dessa ordem. Como explicar?

Na hipótese de haver um destino, algo predeterminado, tudo que fazemos está ligado a outro evento, que de uma forma ou de outra iria acontecer, há um emaranhado de idas e vindas no decorrer de nossa breve história. Então, tentar mudar em nada adiantaria, pois você somente estaria adiando algo inevitável.Ex: mulher teve um sonho que seu filho de 10 anos morreria ao cair de um cavalo, eles moravam em uma fazenda, ela assustada, muda de local, vai a cidade e mora em um apartamento, lá brincando o filho cai de  cima da escada e quebra o pescoço, vindo a falecer;ele estava com o irmão mais novo, brincado no cavalo de madeira. Destino???

Muitos creem em sorte, azar, coincidências, destino, tudo muito misturado a fé,crenças, medos e regras morais,não existe algo que exclua uma teoria da outra, pois são somente teorias, cada um se apropria da que melhor lhe convem naquele momento de sua vida ,o campo é muito amplo e complexo, pois quando não obtemos respostas para nossa indagações, jogamos o evento para o sobrenatural ou paranormalidade,alguns seguem a astrologia e os caminhos esotéricos porque muitas coisas estão na penumbra, sem explicação, já que a ciência ainda não tem respostas prontas para tudo, fica no imaginário de cada um. 

Eu, acredito que somos responsáveis por nossas escolhas e quando desejamos algo,com intensidade, ele se materializa, mas é um capítulo a  parte, que fica para próxima crônica.
Lia Fátima
Enviado por Lia Fátima em 29/07/2015
Reeditado em 04/10/2018
Código do texto: T5327479
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.