O X E N T E

Não há dúvida que a mídia está globalizando a linguagem. Com isso as regiões perdem muito da sua cultura. Os mais adentrados nios anos vão continuar usando as palavras e expressões tradicionais e que passam de pais para filhos há várias gerações. Mas a moçada não. Ela incorpora a linguagem mediática. Por isso quando a escola pede (deviam exigir) que se leia as obras de Machado de Assis, Graciliano Ramos, Jorge Amado, José Lins do Rêgo e outros, a moçada estranha a liguagem desses autores. É preciso, portanto, traduzi-los. Da mesma forma como alguns mais velhos precisam de intérpetres para certas expressões da moda.

Penso que os que lidam com a educação e a cultura no nosso país deveriam fazer algum tipo de ação para que o linguajar de cada região não seja extinto. Sinto estarmos perdendo a nossa identidade cultural também no que diz respeito à linguagem. E isso afeta o caráter. Um povo sem suas peculiaridades vira uma massa de aventureiros.

No mais, estou com Ariano Suassuna, o saudoso defensor da nossa cultura, que disse: "Não troco o meu OXENTE pelo OK de ninguém". Mas sou apenas um véio chato.. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 28/07/2015
Código do texto: T5327048
Classificação de conteúdo: seguro