SOBRE A CONDIÇÃO DA MULHER - COMENTÁRIO



Ontem li um texto bastante interessante em que a autora dizia, entre outras coisas, que "mulher pode tudo, menos ficar solteira". E eu escrevi para o texto o seguinte comentário:

                                 
27/07/2015 12:29
"Dizes muito bem de algo que ocorre de verdade e de modo marcante, em países patriarcais como o nosso - para evitar o termo mais explícito "machista". Também, ou principalmente na família, a mulher que não se casou é marginalizada, às vezes de modo nem um pouco sutil. Alguns homens também o são, marginalizados na família, por não se terem casado (...). O sistema patriarcal é tão poderoso que atinge até os próprios homens que nele, sistema, não se enquadrem. Eu sei disso porque tenho amigos homens nesta situação e eu, como mulher, passo pela mesma experiência; sei bem, na pele, da verdade disso de que falas. Feliz semana."

 
 
Gostaria de acrescentar, neste momento: O sistema patriarcal, o machismo, é algo que é, às vezes, exercido de forma sutil, por dominações  para as quais nem sempre se têm defesas...nem pela Lei... Acho que Lei nenhuma pode mudar, realmente, hábitos enraizados de domínio, hábitos que vêm de milênios, hábitos dos quais as pessoas que os praticam nem sempre têm deles, hábitos, clara e plena consciência.
Para mim uma sociedade, uma vida pessoal mais fraterna, uma convivência efetivamente mais "de iguais" entre homens e mulheres passa, antes de tudo, pela mudança no nível de consciência, em ambos os sexos. Sonho com um mundo sem dominações, grosseiras, óbvias ou sutis, de ninguém sobre ninguém: nem de homens sobre mulheres, nem de mulheres sobre homens, nem de homens sobre homens, nem de mulheres sobre mulheres. As competições de poder fiquem para os jogos esportivos, nos países, nos mundiais, no Pan, nas Olimpíadas... e, mesmo em tais competições, sempre com muito respeito e muita, muita civilidade...