QUEM DÁ VALOR AO PASSADO VALORIZA MAIS O PRESENTE...

(OS “FANTASMAS” DO PASSADO II)

Passo ao lado de uma empresa, na região que moramos na maior parte de nossa existência; *há uma placa de fundação que remonta há 139 anos atrás. *

É quase impossível não fazer algumas conjecturas. O Rio Atuba, com suas límpidas águas, teve a presença marcante de seus primeiros moradores os índios da tribo Tingüi, que ali pescaram durante anos. Hoje, o rio foi “acimentado”...

Naquela longínqua época os poucos moradores de nossa cidade* não tinham acesso o que hoje é comum em suas moradias: O fogão a gás, luz elétrica, água tratada e canalizada, o rádio, o cinema, a TV, o telefone e a própria internet, hoje tão comum em muitas residências...

Nem por isto podemos dizer que eram mais felizes ou menos do que nos.

Ruas com as características atuais não existiam; somente trilhas, e os meios de locomoção, se restringiam à força dos cavalos, no transporte individual, ou em carroças tracionadas pelos mesmos.

A primeira linha de transporte coletivo, - Batel ao Passeio Público - começou a funcionar a partir de 8 de novembro de 1887; os bondes eram puxados por cavalos...*

A rua principal de hoje, - Avenida Prefeito Erasto Gaertner, se tornou o caminho obrigatório de acesso à Estrada da Graciosa, monumental obra do Imperador do dinâmico e empreendedor D. Pedro II, que durante quase meio século governou com sobriedade os destinos de nosso país.

Iniciada a construção em 1854 e concluída em 1873 - a Estrada da Graciosa; inaugurada naquele ano e que durante décadas foi única rodovia para transportar as riquezas do Paraná, até o porto de Paranaguá. *

A ferrovia foi iniciada em 10 de maio de 1875 e concluída em dois de fevereiro de 1885; * monumental obra comandada pelos dois engenheiros irmãos, André e Antonio Rebouças, - este último faleceu quase ao término da obra. - e solenemente ambas foram inauguradas pelo notável Imperador do Brasil D. Pedro II.

A rodovia Curtitiba-São Paulo, - antiga Estrada dos Boiadeiros. - foi concretizada em 1921... *

Retornando as nossas divagações: Neste longo período de existência desta indústria; poderiam ter dado o seu labor junto à empresa três a quatro gerações: proprietários ou empregados; que convenhamos que não seja muito comum com as mudanças constantes da economia, neste longo período é muitíssimo raro uma empresa alcançar mais de um século de existência.

Vêm-nos a memória alguns nomes de extremo destaque que durante algumas décadas tiveram importante papel em nossa economia, mas, que por várias razões acabaram se extinguindo: Quem não se lembra do Bamerindus, do nosso Banestado, Prosdócimo, Hermes Macedo e de outros nomes de valores não menos importante, mas, que não conseguiram vencer as dificuldades e acabaram encerrando suas atividades...

Voltando as nossas divagações: neste lugar havia pouquíssimas casas; para termos uma idéia de avaliação o conjunto Solar teve o seu início somente no ano de 1975; um pouco mais de um século da existência desta indústria.

Quando ela começou, fazia 17 anos que o nosso Estado se emancipação política de São Paulo, - l853 - hoje, após um pouco mais de século e meio; nosso pequeno povoado de outrora, se torna uma cidade de médio porte, com a criação e expansão de novos bairros, com acentuado destaque a Região Metropolitana; exigindo dos governantes desafios permanentes, para atender as necessidades básicas de novos moradores: Educação, Saúde, Trabalho e Segurança...

Hoje, as duas regiões somam uma população de 3.307.945 habitantes.

Aos governantes, há uma difícil tarefa, conciliar o desenvolvimento com o respeito à Natureza, que não depende somente deles, mas também com a participação de todos; despertando em cada um a Consciência Ecológica; para que haja o equilíbrio e sustentabilidade em todas nossas atividades.

O amanhã somente poderá ser melhor se soubermos cuidar dele hoje...

*Moramos nesta região desde 1951

*A Empresa que nos referimos foi fundada em 187l; localizada no bairro do Solar; - Colle S.A. Cerâmica São Marcos-Refratários Tubos Conexões.

*Segundo dados estatístico Curitiba, teria aproximadamente 8.000 habitantes.

*Alguns dados numéricos compilamos do Google

Curitiba, 23 de agosto de 2010- Reflexões do Cotidiano- Saul

http://mensagensdiversificadas.zip.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 25/07/2015
Código do texto: T5323062
Classificação de conteúdo: seguro