1983 - 1ª tentativa de greve geral contra a ditadura iniciada em 1964

NO DIA 21 DE JULHO DE 1983, ocorria a 1ª tentativa de greve geral contra o regime militar instalado em 1964... Era uma prova de fogo explícita contra os de farda, que, incapazes de debelar a crise econômica que se avizinhava, e a crescente pressão da sociedade pela abertura política, acenavam com uma lenta e gradual redemocratização, inclusive com uma "ajeitada" anistia, ampla, geral e irrestrita ( que serviu para acobertar atrocidades contra civis contrários ao regime totalitário). Naqueles dias, sindicatos combativos foram invadidos e suas lideranças cassadas, tentava-se, em vão, tapar o sol com a peneira, o regime dava evidentes sinais de debilidade e descrédito. As teses de invasão comunista, tão ao gosto do terror reinante e amplamente divulgado às massas, já não assustavam. A crise do petróleo, o endividamento externo, o dinheiro que sustentou o progresso fictício, começava a cobrar seus juros e dividendos, portanto, a hora era de entregar o osso, desguarnecido de qualquer carne, para os civis. Ou será que a inflação galopante do governo imediato só surgiu no governo Sarney ? O que prova que mantiveram, a ferro e fogo, sob o silêncio conivente da grande imprensa, o legado nefasto que deixavam...

O Sindicato dos bancários foi um dos que sofreram a intervenção de Murilo Macedo, capataz dos militares, ocupando o cargo de ministro do trabalho. Mais triste foi verificar que a camaleônica figura ainda, anos depois, chegou a presidir o Banespa, indicado por um governo democrático e eleito. Lá se vão 32 anos da história recente de nosso País. Que a democracia e as liberdades civis jamais acobertem o arbítrio, a violência e a insensatez, escudados no medo e em defesa e uma falsa moral...