As Ruas desta Cidade

As ruas desta cidade

Jorge Linhaça

Nas ruas desta cidade, ao inverso da pintura, se misturam lado a lado, trabalhadores, desempregados e os moradores de rua.

Nas ruas desta cidade, os sons diversos se misturam, há choros silenciosos, risos dos mais jocosos, conversas ao pé do ouvido, gritos de camelôs vendendo sua mercadoria, buzinas, motores, burburinhos.

Nas ruas desta cidade todos são cegos e surdos, presos em seus mundos particulares, escravos de seus próprios sons e hábitos. Celulares e outros apetrechos sugam as almas dos seres humanos para um mundo que mistura o real com o virtual.

Nas ruas desta cidade, as pessoas se chocam com cenas do youtube, mas não veem os corpos jogados ao acaso, dormindo no chão ou em bancos de praças, disputando espaço sob as marquises ou casas abandonadas em dias e noites de chuva.

Nas ruas desta cidade alguns rejeitam comida requentada, enquanto outros procuram restos nos lixos. Mas, se alguém não filmar e colocar nas redes sociais, ninguém os vê.

As ruas desta cidade são as ruas de qualquer cidade, onde mundos se chocam sem se tocar, como se espectros atravessassem outra dimensão no continuum do espaço-tempo.

As ruas desta cidade encantam e desencantam, dão pavor e geram beleza, mas as ruas desta cidade, ainda assim, são apenas ruas. O problema são os humanos que nela habitam.