FALAR E FAZER BEM, NÃO É DAR LIÇÃO DE MORAL
     Falar e fazer o  bem é apenas um conceito que aprendi com minha mãe, não é somente conceito de bem, é o bem na ação. Já a chamaram de besta, moralista e tudo mais. E fazer o bem é apenas, não fazer ao outro o que não desejamos que nos façam também, apenas isto.
     Desejar a paz, e lutar para ter a paz intrínseca também. Muitas vezes é preferível ficar sossegada num canto, do que entrar numa briga, que não conhecemos os reais motivos dos dois lados. Mas já perdi muito pois sendo assim a gente confia na bondade das pessoas.
     Não tenho o costume de ficar julgando ou nutrindo sentimentos negativos por pessoas que não conheço e nem sei a causa da antipatia gratuita de outras pessoas. Até já me chamaram de “sonsa”, e prefiro ser “sonsa do que ficar brigando, corro sim de brigas e “baixarias”, porque nestas brigas perco por não ter argumentos “baixos” também.
     Mas por outro lado se eu AGORA, me sentir injustiçada, nada me faz calar a boca ou lutar pelos meus direitos. Apenas isto, prefiro cultivar a paz de espírito e de consciência e sou assim e não vou mudar. Nas minhas obras falo de amor e paz, porque prefiro lutar pela paz. Mas isto não quer dizer que estou coagindo ninguém a ser assim. Nossas obras brotam da alma e falam muito do que somos.
     Repito, já perdi muito por ser assim, até dinheiro. Certa vez ganhei uma grande quantia num bingo da empresa que eu trabalhava, uma amiga trocou o meu cartão, e estava com o meu nome atrás, que ela riscou, estava também, no meu nome na lista do RH da empresa com  o número e nome meus. O número era sorteado pela comissão julgadora do clube. depois fixavam no quadro de aviso para que pudessemos conferir e tínhamos até um mês para que o funcionário conferrise e levasse o cartão para receber o prêmio. Mesmo de férias o funcionário não perdia o direito do premio...Chamaram nós duas e eu disse que o meu bilhete estava com esta amiga que guardou para mim. Na minha cara ela disse que o bilhete premiado era dela. E o chefe mandou que resolvêssemos esta pendencia juntas. Eu falei que então poderíamos dividir o prêmio (que era meu). Na mesma hora ela não aceitou, pasmem, era minha melhor amiga. No meu entender o chefe cometeu uma injustiça muito grande comigo, pois o número do bilhete estava no meu nome, eu tinha o número, como estava de férias quando foi sorteado, apenas deixei o cartão com a amiga. E como ela não aceitou ele depositou o dinheiro no nome dela.      Fui chorar no banheiro, afinal eu era uma mineira besta, recém-chegada de Minas com três filhos pequenos para criar, poderia ser enganada facilmente. Eu havia tirado xerox do bilhete. Mas na hora fiquei tão indignada que não consegui falar mais nada. Foi a minha primeira grande decepção aqui em São Paulo.      Deixei para lá para não brigar e ainda continuei a amizade com ela. Entreguei tudo na justiça de Deus, e esta suposta amiga, foi assaltada várias vezes em sua casa, da última vez os ladrões levaram tudo...
     Penso que Deus é que sabe da realidade da alma de cada, um, não adianta acusações, opiniões preconcebidas. Muitas vezes palavras são palavras. Nada mais. E para mim palavra também valia muita coisa.
     Ser é honesto é ter princípios, conceitos adquiridos, a pessoa é ou não é...
     Depois do ocorrido, passado algum tempo, este chefe foi mandado embora, eu continuei na empresa, fui promovida. A moça também foi embora. Fiquei ainda por alguns anos por lá, e como já andava meio doente e a doença foi piorando, ainda me aposentei lá.
     Graças Deus, tenho o meu sagrado salário até os fins de meus dias, que dá para minhas necessidades mais urgentes. Não necessito de muito para viver. Conheci um homem maravilhoso aqui com o qual me casei e vivo até hoje, ele ajudou-me a terminar de criar meus filhos que agora são dele também, meus netos o chama de vovô, somos uma família feliz, e não precisei daquele dinheiro.
     E sou muito agradecida a Deus por tanta coisa que tem feito na minha vida e de meus filhos. E tudo que aprendi é o que fiz e vou passando até hoje para os meus filhos.
     Mesmo que encontremos pessoas falsas e desonestas, o que vale é o que SOMOS POR DENTRO, as aparências nos enganam...
     Continuo vivendo na ética de meus juramentos, mas penso que cada um é um ser único, com suas escolhas e motivos. Se estão errados ou não a vida cabe julgar e dar os frutos plantados.
     Perdoei esta amiga, morro de pena dela, que passa muito trabalho na vida, e peço a Deus que ela consiga se aposentar, casar-se de novo, pois o esposo foi embora com outra, e ser feliz. Ela faz tantos rolos para viver, que sua vida vive enrolada. E está sempre metida em confusão, plantando nuvens e colhendo tempestades...
     EU SOU O QUE SOU "M",  VOCÊ É QUEM É, DEUS SABE DE CADA ALMA...VIVA FELIZ, NA PAZ DE DEUS, E CRIE JUIZO MULHER...SOSSEGA ESTE CORAÇÃO E ESTA VIDA TÃO CONFUSA...
 
PAZ E LUZ AMIGOS LEITORES
QUE DEUS ABENÇOE A TODOS
 

 
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 24/07/2015
Reeditado em 24/07/2015
Código do texto: T5322010
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.