CONSERTAR, OU DESCARTAR?

A sociedade contemporânea, com a globalização, - palavra tão em voga no momento. – cada vez mais atuante, rompendo fronteiras, num vai e vem de mercadorias, circulando praticamente em todos os países, - alguns impõem severas taxas, com o objetivo de protegerem suas indústrias locais. –visto que os produtos concorrentes chegam a preços bem mais competitivos, por quê? Para aumentar o desentendimento sobre o que está ocorrendo e que confunde a cabeça, de todos nos, simples mortais, como entender tudo que está acontecendo; se compramos um produto para ajudar a indústria nacional, sem sabermos que aquela tradicional indústria, desde a muito deixou de produzir aqui; mantem um insignificante quadro de funcionários; as mercadorias; - mantendo o tradicional nome da empresa. -são produzidas em outros países que oferecem mais vantagens de custo; somente ficaremos sendo informados após um minucioso exame de detalhes...

Isto está ocorrendo com vários seguimentos de nossas indústrias.

Qual seria o motivo que produtos produzidos na China ou na Índia, - para citarmos apenas estes dois países. – oferecem um custo menor de produção, pois caso contrário os nossos grandes empresários, não fariam esta opção; seria em função dos baixos salários? As mercadorias seriam taxadas com menos encargos fiscais? A princípio, lá não há salário fixo, o empregado ganha por produção, não tendo quaisquer leis sociais que os protejam? Isto representaria para nos um retrocesso entre o Capital e o Trabalho.

Em nossas Reflexões do Cotidiano de hoje, isto foi um preâmbulo para contarmos uma experiência nossa; como conseqüência deste quadro interessante: O custo para se consertar um objeto é, muitas vezes quase o equivalente a um novo. Isto agrava a questão ecológica, e do nosso próprio habitat; onde colocar tanto lixo?

Há tempos atrás, compramos dois pares de sapato; um de cor marrão e outro preto, quando chegamos em casa observando melhor, eram pares de sapatos chineses; já estavam comprados e pagos; -embora com cheque pré-datados.- por que, descrimina-los? São de razoáveis qualidades; o mais usado foi o marrão; em vista disto parte da sola se descolou; levamos a um profissional para que a sola fosse refeita a cola; no que fomos informados que não era possível, pois o mesmo era produzido com couro sintético, e para consertá-lo seria necessário se fazer um solado integral; Quanto custa?

Trinta reais. Havia custado trinta e três reais e cincoenta centavos; como proceder, joga-los no meio ambiente? Resolvi conserta-lo; pois quando me cansasse de usar, poderia ser doado a alguém e com isto livramos o meio ambiente, de mais um resíduo; e ao mesmo incentivamos, a um profissional, que prossiga exercer dignamente sua profissão...

Para encerrar nossas breves palavras de hoje, vimos em notícia televisiva, que os resíduos eletrônicos atingem em nosso país a cifra assustadora de 500 mil toneladas ao ano; havendo por partes das Autoridades, normas para que cada indústria recicle o seu próprio “lixo”...

Curitiba, 13 de novembro de 2009- Saul – Reflexões do Cotidiano

http://mensagensdiversificadas.zip.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 23/07/2015
Código do texto: T5321327
Classificação de conteúdo: seguro