JOGO DE PIÃO

Juro que vi e fiquei de boca aberta. Fazia tanto tempo... Sim, vi num dos raros terrenos baldios de bairro afastado um grupo de garotos jogando pião. E era umia "finca" como as de antigamente, levava-se os piões até um círculo, e os que iam perdendo ficam dentro desse círculo e íamos arrancando todos, que arrancava mais ganhava. Detalhe: os piões dos garotos eram pareciedos com os de antigamente.

Por um momento, hermanosd e hermanas, pensei que tal e qual aqueles perdidos no deserto que víamos nos filmes, tendo visões com oásis. Estaria eu vendo uma visão, um oásis de piões? Mas não era visão, era uma "finca" arretada.

Então assistindo ao jogo de pião relembrei às fincas de que participara no passado quando garoto. Não fui um grande expert em pião,aliás nunca fui expert em nada, mas joguei mais ou menos pião, fiz meus pontos de aviador, botei o pião na unha e ganhei algumas fincas, mas havia garotos que jogavam muito melhor que eu, o que talvez eles anão tivessem era a minha fascinação pelo pião, ainda sou fascinado pelo pião. Só isso pode justificar um setentão de boca aberta olhando garotos jogarem pião.

Fiquei ali pensando: por que, meu Deus, as brincadeiras interessantes foram descartadas? Por que quase nenhum garoto joga mais pião? Ora, cara-pálida meio escuro, porque já não existe mais terrenos baldios, e porque a televisão e as maquininhas não deixam os garotos pensarem em outros floguedos animados. Isso me entristece paca.

Bom, mas ali olhando a meninada jogar pião eu pude aquilatar o quanto a vida é bela. Cada coisa só acontece no seu tempo. Não podemos fazer a história avançar e nem retroceder. Ela acontece por ciclos. Mas aanão custa relembrar a nossa história. O exercicio da memória faz um bem danado. Apenas para provar da bricadeira pedi a um dos garotos o pião, enrolei bem direitinha com a ponteira e tentei fazer um "ponto de aviador", mas o resultado foi que "amarrou o pote" e o pião quase bate no meu rosto. A molecada caiu no riso, "o tio amarrou o bode!". Que saudade das fincas do passado! Roda pião, roda na memória, abranda minhas saudades. Ah, saudade. Será que vi mesmo s meninos jogando pião ou sonhei? Dá no mesmo.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 22/07/2015
Código do texto: T5319755
Classificação de conteúdo: seguro