RODA VIVA

Sabe aqueles dias que você acorda de ovo virado? Amanhece de ressaca sem ter bebido, chato, irritado, doi para brigar... É um dia perdido, nada vai dar certo e, não raro, você recebe logo "a boa nova" da mulher dizendo que está faltando tudo e mais alguma coisa.

Quando amanheço assim contando até três (e bota número nisso) para não explodir por qualquer besteira, me sinto um trapo. Lembro da música do Chico que diz: "Tem certos dias que a gente se sente como quem partiu ou morreu". Exato, parece que a Roda Vida levou de roldão o humor, a esperança e até o bom senso.

Para completar às vezes nesses dias amanhece chovendo. E chuva no Recife é sinônimo de caos. Mas assim mesmo é preciso cumprir a sina, e a gente sai com água na canela e nas partes transitáveis passa os carrões dos sacanas que de propósito tiram fino no irascível pedestre melando-o todo de lama. Nem dá temopo de chamá-lo fela da puta.

É um dia que você torce para acabar logo, mas qual o quê!, o danado se estica, demorar a acabar, vai enervando você, torturando. Não há remédio para você se animar.

Mas há um paliativo, você entre num boteco toma uma, duas, três... lapadas de Pitu e fica bêbado. Vai pra casa puxaum ronco e acorda no outro dia com ressaca de verdade, toma um banho, toma uns copos de água, um café com pão, mesmo pão dee supermercado, o pior pão do mundo, acha auma delícia, está animado, faz sol, voltou oo humor, você dá graças a Deus porque é um novo dia. E priu.

Nota: O amigo Vítor reclamou dos erros nos meus textos, gramáticae outros trecos. Tem razão. Podia ter mais cuidado, mas vou tentar justificar: é que não digito computador porque devido aos remédios para asma tenho as mãos trêmulas e para digitar teria que fazê-lo com muita força e quebraria qualquer teclado. Assim, com um lápis número seis redijo num caderno e como a letra é muito ruim dito para o meu neto. Ém cabrinha apressado e meio avesso a me fazer esse tipo de favor, tem s seus divertimentos e obrigações, daí os erros. Pardón.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 21/07/2015
Código do texto: T5318641
Classificação de conteúdo: seguro