O LIXO NOSSO DE CADA DIA...

A questão do lixo para muitos não causam preocupações e passam despercebidos os noticiários que enfocam o assunto...

Hoje pela manhã foi noticiado num rádio local* que o Brasil recolhe diariamente 172 mil toneladas de lixo*, e recicla somente 12% e que, as autoridades iriam fazer um esforço reaproveitar 25 % do lixo transportado diariamente; há, entretanto algo a comemorarmos: Nosso país está em primeiro lugar na reciclagem das latinhas, ultrapassando o Japão, - 91% e nos alcançamos 96% . –

Talvez os dados estatísticos não estejam 100 % corretos para mais ou para menos, * mas são dados preocupantes; se multiplicarmos por 365 dias teria a espantosa cifra de 62 milhões e 780 mil toneladas de lixo, e que somente 12 % deste extraordinário montante foram reciclados e os 88% jogados em aterros sanitários, cuja grande maioria está com os seus espaços lotados...

Não é um quadro preocupante? Estamos nos referindo ao nosso país, e o restante do mundo?

A vida moderna inevitavelmente acrescentou componentes que não tínhamos no passado, não se pode negar que trouxe mais conforto e praticidade em todos os setores da sociedade; é preciso urgentemente despertar as “consciências adormecidas”, a fazerem a sua parte; ao irmos ao mercado porque não levarmos as sacolas de pano para não virmos sobrecarredos de sacolas de plástico?

Moramos numa cidade privilegiada, - desde 1989 é recolhido o lixo que não lixo. - no mínimo duas vezes por semana os caminhões passam para fazerem este trabalho, alem do incansável atividade daqueles que anonimamente tem neste importante labor, sua precária subsistência; recolhendo e classificando e vendendo, fazendo disto um modesto meio de vida...

Segundo dados mais recentes Curitiba, * tem umas das melhores coletas de lixo que abrange 99.5 % das residências; mesmo sendo um campeão na reciclagem, separa somente 22% do lixo coletado, que convenhamos é uma percentagem pequena em razão das campanhas educativas que são feitas a mais de 20 anos.

Uma vizinha nossa mudou-se para Manaus, - o seu esposo é militar e para lá foi transferido. - ficou surpresa naquela capital não há a seleção do lixo que não é lixo, e tudo vai para o lixo...

Não é fácil mudar hábitos de comportamentos, exige permanente consciência ecológica, para o nosso bem e do próprio Planeta; muitos bens que usufruímos, não são renováveis; petróleo, por exemplo; há muitos outros componentes que a própria ciência haverá de encontrar substituto; pois os recursos disponíveis são finitos...

Enquanto isto cada um de nos deve fazer a sua parte, para poupar e preservar os recursos do próprio Planeta; atitudes simples; sempre que possível, usar o transporte coletivo, a principio não parece ser fácil, pois é menos confortável, - nem sempre iremos sentados. - mas, se muitos outros somarem a nos, incentivaremos as autoridades darem prioridade ao transporte coletivo ao individual, como ocorre hoje, as ruas são as mesmas, não comportando os novos veículos que entram em circulação, provocando o caos urbano que estão estressando as grandes cidades e até as de porte médio... E como conseqüências centenas de vidas são ceifadas diariamente; isto poderá ser motivo para uma próxima Reflexão do Cotidiano.

Finalizando sucintamente o tema que abordamos hoje; há efetivas soluções desde que a cidadania seja dignamente exercida; para uma próxima oportunidade podemos dar sequência sobre a poluição dos mares; com grandes possibilidades de também serem revertidas; quanto a este último é extremamente preocupante para esta e as futuras gerações: Que fazer com “Lixo Atômico”?

Apesar de tudo isto, acreditamos na inevitável “Lei do Progresso”; mesmo diante destes quadros conflitantes; povos e Nações estão subordinados a esta inexorável Lei...

* Programa Canal Aberto, Algaci Túlio. - Rádio Paraná Educativa. -

* Pesquisamos no Google e há números diferentes; 228 mil e 4l3 toneladas de lixo no país, recolhidas diariamente, e na média somente 2% são separados.

*Dados sobre Curitiba, retiramos da Wikipédia.

Curitiba, 10 de maio de 2.010- Reflexões do Cotidiano- Saul

Hoje é 21 de julho de 2015...

http://mensagensdiversificadas.zip.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 21/07/2015
Código do texto: T5318440
Classificação de conteúdo: seguro