AMIGOS ... ou ANJOS !
Jamais escolhi um amigo. Eles aconteceram. Assim como o amor, ou a própria vida. Claro, haviam opções, mas eram escolhas que se delineavam pelas próprias circunstancias. Escolher um amigo, seria, a meu ver, algo além do natural. O que me leva a lembrar de uma das minhas maiores amigas...nos conhecemos dentro do ônibus que nos levaria a uma cidade vizinha para os exames admissionais rotineiros, já que eu e ela havíamos passado num concurso público e iríamos trabalhar num grande banco. Casualmente sentamos lado a lado. Àquela hora gasta do dia, quando mal trocamos meia dúzia de palavras, me fez pensar: será que serei feliz nesse novo emprego? Será que os colegas serão todos assim, secos, monossilábicos? Eu estava saindo do magistério, deixando alunos tão amados que sentia o coração oprimido.... Ainda tenho na memória as horas seguintes... e os dias... quando passei questionando minha opção.
Felizmente logo percebi que meus colegas eram pessoas excepcionais. Com problemas, sim. Alguns até difíceis no trato social, mas todos, sem exceção, seres humanos maravilhosos.
Muitos deixaram de ser colegas e se tornaram meus amigos.
Essa colega, a que no início me fez questionar o próprio emprego, se mostrou uma das pessoas mais incríveis/ humanas que conheci. Trabalhamos juntas por 17 anos, partilhamos muita coisa profissional, alguns problemas pessoais e descobrimos uma admiração, um respeito mútuo, que perdura anos depois de ambas termos nos aposentado. E assim, foram tantas outras amizades ... elas aconteceram. Pessoas/anjos que, não por esse ou aquele motivo/adjetivo, mas porque deviam fazer parte da minha vida, fizeram com que minha caminhada fosse mais suave, mais alegre... em alguns momentos mesmo, ajudaram a carregar fardos a que sozinha, certamente eu teria sucumbido. Se tivesse procurado amigos por escolha, qualquer ela que fosse (idade, sexo, posição social, nível intelectual...) possivelmente não teria encontrado amigos tão perfeitos!