PICOLÉ DE GRAVATA

Aqui mesmo neste Recanto já contei um causo envolvendo Noé do Bar, um cara que possuía um bar e sorveteria em Arcoverde até fins dos anos 60. Era o bar mais sujo do Brasil. Como disse, logo que ele chegou à cidade, nos anos vinte, foi nomeado delegado, porque havia um boato que matara um sujeito em Vila Bela (atual Serra Talhada), uma mentira, ele nunca matou ninguém. Bom, oprimeiro ato dele foi atender uma comissão de beatas que queriam o fechamento do "fuá das quengas" que funcionava no Beco do Bacurau e elas viam o restinho da pândega quando passavam bem cedinho para a missa. Noé, frequentador assíduo do local, resolveu o problema colocando uma cortina de chita no beco. Estava restabelecida a moral e os bons costumes sem necessidade de fecharo fuá.

Outro causo famoso aconteceu logo depois, um rapaz chegou no bar que era também a delegacia e denunciou que haviam roubado um carneiro malhado dele e que tinha uma espécie de estrela na testa. Era dia de feira e havia muita gente no bar, ele chamou o rapaz à parte na calçada e perguntou se era mesmo um carneiro malhado com a tal estrela na testa, o rapaz disse que sim. Noé então lhe disse: "Olhe, meu amigo, com esse bicho não posso fazer nada porque já fui convidado para a buchada, mas se roubarem outro pode ficar certo que eu capo o ladrão".

Um tempo depois entrou no bar uma beata chata que era apelidada de "Cocada de Sal" e perguntou irritada se tinha ovos. Seu Noé vendia de tudo no bar mas não ovos. Respondeu que não tinha. Ela então disparou raivosa: "Deveria ter!". Noé respondeu rindo: "De 'viria' tem, você quer esse tipo de ovo?". A beata saiou fula da vida.

Mas o causo mais comentado e verídico sucedeu quando ele já estava mais velho. Um sujeito comprouum picolé de morango, imaginem o picolé feito num bar sujo, era redondo e muito vermelho, muita gente dizia que parecia com uma.... Bom, logo depois o sujeito voltou e vinha arretado com o pauzinho do picolé e um pedacinho de pano na mão, e foi logo dizendo: "Veja que absurdo, Seu Noé, achei umk pedaço da su gravata no picolé". Noé nem ligou, ele realmente usava uma gravata borboleta toda puída, apenas perguntou ao consumidor enraivecido: "E pelo preço que você pagou pelo picolé queria uma gravata inteira?".

Que saudade do Bar de Noé. Era um local engraçado demais e o proprietário um grande tipo popular.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 20/07/2015
Código do texto: T5317293
Classificação de conteúdo: seguro