Picaretas e Aloprados

Não faz muito tempo, alguém do Planalto chamou de picaretas a maioria dos ocupantes da Câmara: “Trezentos picaretas”. Agora, de lá vem a resposta, dizendo que no Planalto “tem um bando de aloprados.”.

Já vem de longe a máxima de que “não há mal que não traga um bem.” Também já foi dito pelo grande frasista Nelson Rodrigues que “toda unanimidade é burra.” Por isso, vemos como positiva a força da discordância. Sem ela, muita coisa ficaria debaixo do tapete. Onde há democracia, há de ter oposição a quem está no poder. E esta só foi conquistada ao longo do tempo, depois de muitos trancos e barrancos.

Se fizermos uma retrospectiva de nossa história, vamos ver que os inconfidentes pagaram um alto preço, alguns até com a própria vida, a exemplo de Tiradentes e Calabar. Discordar era um ato só para heróis.

Alguém tem dúvidas de que se não houvesse discordância entre os “poderosos”, teriam desbaratado o mensalão e o petrolão, e agora em vias de desbaratar outro escândalo no BNDES?

E o interessante é que a própria rebeldia entre picaretas e aloprados é que desencadeia o que é útil a toda a sociedade – A TRANSPARÊNCIA.

Se um lado esconde, o outro tende a mostrar. Eis aí a força da discordância.

Irineu Gomes
Enviado por Irineu Gomes em 20/07/2015
Código do texto: T5317111
Classificação de conteúdo: seguro