SISTEMAS POLÍTICOS.

Os sistemas de governabilidade vão se modificando ao longo da história da humanidade. Desde os pequenos agrupamentos, já havia um líder, escolhido ou imposto pela sua “força bruta” e acresividade. Mais tarde este poder é delegado ao filho mais velho, que o sucederia o poder de mando, exercido pelo patriarca, em muitas ocasiões havia dificuldades para que a linha sucessória fosse mantida; em alguns países este sistema aprimorou-se, - sistema monárquico. - mantendo esta tradição sucessória, mas na realidade o poder político é exercido pelo Primeiro Ministro, para que as leis e as atividades políticas e sociais e econômicas sejam mantidas; com destaque a Inglaterra e Japão.

O nosso país vigorou este sistema durante décadas, com destaque ao nosso último imperador D. Pedro II, - 27/7 1840 a 15/11/1889 - deposto por um golpe militar em 15 de novembro de 1889.

Se implantando o novo regime, - Republicano. - de modo arbitrário, sem participação popular, visto que o Imperador do Brasil era uma figura bem quista por todas as camadas sociais; figura altruísta e de inegáveis virtudes; era reconhecido em vários países pela sua inteligência, espírito de conciliação que permitia ao nosso país, nos quase 50 anos de sua gestão pública, que o Brasil, atingisse e incorporasse avanços restritos a alguns países da velha Europa... *

O novo sistema de governo, - Republicano. - passou períodos de extrema instabilidade; * os próprios mandatários eleitos, em várias ocasiões não tiveram seus cargos respeitados, foram depostos arbitrariamente, interrompendo seus mandatos, pelos quais foram eleitos pelo voto popular, pois é assim que funciona a Democracia, “Democracia é o governo do povo pelo povo.” Abraham Lincoln. - estamos num momento de relativa “calma”; os três últimos presidentes, um renunciou, cabendo ao vice-presidente terminar o mandato. O outro cumpriu o primeiro mandato e foi reeleito. Quanto ao seu sucessor, está encerrando sua reeleição, finalizando os oito anos com dados positivos; mesmos os adversários mais exarcebidos, não podem negar os seus méritos nas políticas públicas, em que os beneficiados foram às populações mais carentes, que aumentaram seus ganhos com um melhor poder de compra, para aqueles que a receita se restringia ao um salário mínimo.

O atual Presidente de origem extremamente humilde soube vencer suas limitações, e após várias tentativas, finalmente atingiu a difícil missão de governar nosso país, apesar das críticas de alguns, o saldo de seu governo é positivo; o Brasil está melhor em todos os seguimentos da sociedade, vivendo um bom momento com mais esperanças no futuro...

Em se analisando suas obras no momento presente, atual Presidente, pela força política e pelas suas atitudes, - em que o otimismo sempre se faz presente. - e o carisma de seu nome, será o fiel da balança, para que o nome indicado a sua sucessão, vença as eleições, e desta feita tenhamos finalmente uma mulher, e ter o privilégio de ser escolhida democraticamente a dirigir os destinos do Brasil, cuja missão no mundo é de importância inquestionável. - Conforme consta na obra de Humberto de Campos; “Brasil Coração do Mundo e Pátria do Evangelho”; psicografado pelo médium-missionário Francisco Cândido Xavier. -

Que o “Plano de Lá”, interfira beneficamente para que o país supere seus próprios desafios, e encontre o seu “norte”, superando os entraves que tem dificultado para que o país possa cumprir a missão que lhe cabe, perante a nova civilização do terceiro milênio; em que a solidariedade e o respeito à vida se faça presente nas mínimas atitudes...

* D. Pedro II nasceu no Rio de Janeiro 02 de dezembro de 1825

Seu desenlace se deu em Paris França em 05/12/ de 1891 Foi Imperador do Brasil, durante 49 anos - 23/07/1840 a 15/11/1889.

Viveu somente dois anos no exílio, muitos os acompanharam

Voluntariamente. Há o destaque do célebre Engenheiro Antonio Rebouças, que construiu a portentosa ferrovia que liga Curitiba ao nosso litoral; seu irmão André Rebouças, parceiro de trabalho do irmão que citamos, faleceu um pouco antes da ferrovia ser concluída.

O Imperador D. Pedro II, por ser uma figura eminente, com destaques de atuação em várias atividades, galgou respeito muito alem das fronteiras de nosso país, razão pela qual o seu desenlace comoveu a muitos, pois se calcula que em sua homenagem foram bem mais que duzentas mil pessoas, prestar a ele as últimas homenagens, isto num pais onde estava exilado; autoridades de várias partes do mundo se fizeram presentes; exceção de seu país de origem...

*Sistema Republicano. - sem saudosismo.

Sua implantação chegará neste ano a l39 anos; sua história é de uma sequência de “crises”. “12 Estados de Sítios, dezenoves Atos Institucionais, seis dissolvições do Congresso, dezenove revoluções militares, duas renuncias presidenciais, três presidentes deixaram de tomar posse, quatro presidentes depostos, sete constituições diferentes, quatro ditadores e nove governos autoritários...”.

Em qualquer situação devemos cultivar a Esperança; a confiança plena em Deus, na sua Magnânima Justiça; fazendo a parte que nos compete; nos gestos mais simples podemos expressar a Honestidade, a Solidariedade; esta união de esforços no conjunto deverá refletir beneficamente em todos os setores da sociedade; até mesmo no sistema político vigente entre nos...

Ficamos por aqui em nossas Reflexões do Cotidiano de hoje, esperando ter acrescentado algo de bom aos nossos pacientes leitores...

Curitiba, 24 de março de 2010- Reflexões do Cotidiano- Saul

http://mensagensdiversificadas.zip.net

hoje é 19 de julho de 2015...

* Alguns dados foram compilados do Google

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 19/07/2015
Código do texto: T5316063
Classificação de conteúdo: seguro