MENSAGEM DO CONFEITO

Sou um matuto que não gosta de comida chinesa, mas minha esposa, filhas e netos gostam e quase toda semana pedem o tal sushi por telefone. Das caixinhas só fico com aquele papelzinho que vem embrulhado nos confeitos de brinde. Motivo: há no taql papelzinho uma mensagem. Detalhe: sou viciado em ler tudo, leio até bula de remédios (com uma lupa por causa das letrinhas pixototinhas), anúncios dos classificados dos jornais, panfletos e o escamabal. Sigo o que disse Cervantes (como transcreveu num comentário a uma croniqueta minha, Ana Marly Oliveira Jacobino): "Tenho a mania de ler até jornais rasgados que encontro nas ruas". Voltando ao foco desta maltraçada: quando leio uma frase, um verso, um pensamento ou um provérbio que me agrada logo copio num velho caderno escolar.

Ontem peguei um papelzinho que veio embrulhado num confeito e li uma frase que me encantou: "Prefiro os que me criticam porque me corrigem, aos que me elogiam, porque me corrompem". Essa mensagem reproduz exatamente o que penso do elogio gratuito, falso, ordinário. Ele corrompe, infelizmente ainda há os que suspectíveis a elogios falsos. Mas a crítica verdadeira, clara, construtiva, corrige.

Para mim, hermanos, tanto é nocivo o elogio falso como a crítica invejosa, despeitada, negativa (às vezes travestida de conselho). São faces da mesma moeda, a moeda da falsidade e so ressentimento e da inveja. Detesto os dois. Ou como dizia minha saudosa avó: "Dou um no outro e não quero torna".

Só outro papelzinho me agradou tanto, foi o que relembrou um provérbio chinês: "É melhor acender uma velha do que maldizer a escuridão".

Pois é, não gosto do sushi, mas adoro ler o papelzinho que vem enrolado no confeito e traz uma mensagem. De certa forma prestigio a comida chinesa ou japonesa, sei lá... Sou um matuto. E priu.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 18/07/2015
Código do texto: T5315199
Classificação de conteúdo: seguro