COISAS DO CORAÇÃO

Acho que é de Pascal a melhor definição das "coisas" do coração: "O coração tem razões que a própria razão desconhece".

Há tantos poemas, frases e pensamentos sobre o coração... Mas, cá para nós, uma pergunta não pode calar: o coração de que fala a poesia, a filosofia, a prosa e o escambal é apenas o músculo que faz tic-tac em nosso peito e ... quando acontece algo de bom ou de ruim btoca timbalada? Ou é usado apenas como figura de retórica para designar um sentimento da nossa alma? . Mas seja lá como for, essa bomba trabalha incansalvelmente para nos manter vivos, merece, portanto, ser eleito como o vetor dos sentimentos. Eu quando estou jururu e ouçoos versos de Carinhoso meu derreto, "Meu coração bate feliz....". E bate mesmo, um pouco mais ligeiro mas não como rtimbalada, de uma forma cadencuada mais alegre....

Penso, hermanos, que as razões do coração são sempre as mais sábias que a frieza dos cálculos, da acomodação e,, não raro, da covardia, dos medos salafrários que alguns apelidam de precaução. Acho que quem age pelos sentimentos pode até errar, mas sente o prazer de ter agido por si mesmo, sem freios, sem usar o barbicacho da covardia. E quando age por amor, aí o erro é ainda mais prazeroso. É um erro sagrado.

O coração não oensa, ele age. E quase sempre acerta. Dia desse ri muito e fiquei contentíssimo quando lendo uma crônica magnífica dessa escritora fantástica deste Recanto, a Senhorita Vera, afilhada de Rachel de Queiróz, ela citou, se não me engano, um verso de Fernand Pessoa: "!Se o coração pensasse, pararia". É perfeito.

No mais as coisas e razões do coração, até os seus chiliques, são arretados. Fico sempre com o que determina o coração.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 18/07/2015
Código do texto: T5314935
Classificação de conteúdo: seguro