Plutão e suas luas

Depois de seu rebaixamento da dignidade de planeta para planeta-anão, ou seja, da segunda divisão, pouco se falou de Plutão, mergulhado naquela solitária escuridão.

Se houve algum gesto de solidariedade com o destituído, de Netuno é que pode ter partido, pois as órbitas de ambos, naqueles ermos, costumam cruzar-se, chegando a bons termos.

Mas aí pintou a sonda New Horizons que, independentemente dos rumos da falação, diuturnamente seguiu rota rumo Plutão. E, enfim, trouxe a revelação após um encontro comportado, sem esbarrão.

O pessoal da NASA, e o que com suas idéias se casa, ficou felicíssimo, mostrando fotos, especulando, doutrinando o orbe. E de fato são surpreendentes aquelas tomadas fotográficas que mostram um relevo acidentado, com montanhas cobertas de gelo, e mais algum significado. E mais ainda está por ser mostrado ao grande público, amante constante dessas novas descobertas.

E o danadinho do planeta-anão não deixou por menos: mostrou a majestade de seu nanismo, com todo possível nudismo. E ainda desfilou, orgulhoso, sua paternidade de cinco luas que tem a rodeá-lo, das quais a mais saliente é Charon, luazinha pra frente.

Em meus tempos de primário, o Plutão que tinha no ideário não passava daquele fidelíssimo cão da poesia-magia de Bilac que, duas vezes mais alto do que o seu dono Carlinhos, velou-o na tumba, sem quizumba, até virar ossinhos.

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 17/07/2015
Código do texto: T5314575
Classificação de conteúdo: seguro