“NÃO SAIBA A VOSSA MÃO ESQUERDA O QUE DÊ VOSSA MÃO DIREITA”.

Quem não teve um amigo nas horas difíceis?

O Supremo Criador, na sua Infinita Sabedoria, coloca em nossos caminhos, nos momentos das maiores dificuldades; - inerentes ao nosso Mundo de Provas Expiações. - os amigos se fazem presentes, para nos auxiliarem; “abrindo uma porta”, que nos aliviem o “fardo” que estão nos sobrecarrendo...

Estávamos no segundo ano do Plano Real, - 1996. - e grande parte das pequenas e médias empresas, estava atravessando um período de dificuldades financeiras; cujas causas principais estavam na inadiplicência, e acentuada queda no faturamento.

Neste quadro, o mais comum é as empresas recorrerem ao crédito bancário, por meio do cheque especial e ao desconto de duplicatas, para honrarem seus compromissos, isto, porem, teve seus custos, diminuição dos estoques e queda no capital de giro...

Os juros foram exaurindo os recursos de nossa pequena empresa; com o aval deste amigo que era correntista do Banco; solicitamos o parcelamento, de nossos débitos em 24 e parcelas; para nossa surpresa foi acrescido no débito juros de 50%, e os débitos mensais seriam acrescidas das devidas correções mensais...

Pagamos 12 parcelas, com extremo sacrifício, deixando a situação econômica mais precária; surgindo então a idéia de remeter ao Banco uma correspondência explicando a situação da empresa e oferecendo um valor para quitar as parcelas restantes. A instituição aceitou e valor foi pago. (Representava mais o menos 50% das parcelas restantes.)

Este amigo tinha um montante aplicado na instituição, com rendimentos fixos; que assumimos pagar mensalmente até acharmos um meio de quitar o valor integralmente.

Em fevereiro de 1.998, nos aposentamos; com este novo valor que teríamos, planejamos abater mensalmente parte do empréstimo.

Entretanto, mudanças repentinas vieram nos impedir de prosseguir com o nosso pequeno comércio; pelas exigências não compatíveis com nossa realidade; não seria permitido a distribuidora situar-se no mesmo terreno de nossa residência; contração imediata um Farmacêutico, muito embora não fizéssemos qualquer tipo de manipulação e não vendêssemos qualquer tipo de medicamentos controlado pela saúde.

Em face desta inviabilidade, - alugar um imóvel, e contratar um farmacêutico. - setembro de 1998 foi feita a nossa última nota fiscal, e encerramos nossas atividades; ficando desta forma sem condições de saldar nossos compromissos com o amigo...

O segundo amigo já fez o seu regresso a “nossa pátria de origem”; muito devemos a ele; alma boníssima, sempre disposta a ajudar, sempre que necessário associava a Caridade Espiritual a Material; incansavelmente durante algumas décadas trabalhou no Atendimento Fraterno, numa Casa Espírita: As terças a noite e Domingo pela manhã; quantos devem a ele, apontamentos para trilharem novos caminhos, para superarem suas dificuldades existenciais?

Certa ocasião estávamos no Bairro do Portão, fazendo um orçamento para publicação de um livro; em vista de estarmos passando em frente da Caixa Econômica, pedi permissão para sair do carro por alguns minutos, pois iria perguntar ao Gerente se tinha sido creditado o empréstimo do SEBRAE; - crédito para micro Empresa. - como resposta nos foi dito que iria demorar mais alguns dias. Comentamos com ele, sem que pedíssemos fez um cheque no valor da metade do empréstimo; relutamos em aceitar, mas, insistiu que aceitássemos.

Passado algum tempo, demos a ele quatro cheques, com as respectivas correções monetárias, feitas pelo nosso Contador. Dois cheques foram depositados, e os outros dois? Ao questionarmos sobre isto respondeu:

Esqueça! Já os rasguei...

Nossas Reflexões e Reminiscências de hoje, é um agradecimento, não mencionamos os seus nomes, em obediências ao título de nossas palavras, baseadas naquelas, que o Mestre pronunciou a mais de 2000 anos: “Que não saiba a vossa mão direita a que dê vossa mão esquerda.” Não esperam os louvores do mundo; simplesmente ajudam, sem ostentação, não querem ser reconhecidos; a Caridade é uma virtude latente em seus corações; onde estiver há de iluminarem seus caminhos; nos momentos difíceis, suas abençoadas mãos foram estendidas; alem da palavra edificante, sempre que houve a necessidade, souberam dividir os recursos materiais que Criador sabiamente a colocou em suas disposições...

Curitiba, 17 de julho de 2010- Reflexões Reminiscências - Saul

http://mensagensdiversificadas.zip.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 17/07/2015
Código do texto: T5313948
Classificação de conteúdo: seguro