FIDELIDADE ALÉM DAS “FRONTEIRAS”...

Uma foto chamou nossa atenção no bol.uol na Internet com os dizeres: “Cachorro Leão “guarda” o túmulo de sua dona C.M.C.S., morta nas chuvas do Rio há dois dias, o animal não sai do lado do túmulo, em Teresópolis. “

A fidelidade e ligação dos animais remontam aos primórdios de nossa evolução, numa prova eloqüente, que além do instinto, já possuem certos vestígios de sensibilidades, que muitos acreditam que eram restritas aos seres humanos...

A Literatura Espírita é repleta de participações do “melhor amigo do homem”, o cão.

Vêem-nos a lembrança dois famosos romances que enfocam esta estrita vivência: o primeiro que nos vem à mente é “Memórias do Padre Germano”, escrito por Amália Domingos Sóler. (Nasceu em Sevilha, 10 de novembro de 1835, desenlace em Barcelona, em 29 de abril de 1909).

Segundo consta, “para editar suas memórias, valeu-se de um médium falante inconsciente, auxiliando por alguém que fosse capaz de registrar, sentir, compreender e apreciar o que ele dissesse. Esta tarefa, - completamos-nos de difícil execução, pois o fato se deu entre os anos de 1880 a 1884, sem a facilidade de um gravador tão comum nos dias de hoje... - coube a Amália Domingos Sóler, o maior vulto do espiritismo na Espanha, que trabalhou com médium e o Padre Germano na redação das memórias até 10 de janeiro de 1884.” *.

O primeiro encontro direto com esta entidade se deu em 9 de maio de 1879; e revelou que desde a muito estava na condição de seu Guia Espiritual...

Sultão, - este era o nome de seu cão. - sempre teve destacada presença nas vivências de sua vida e dela participava intensamente, em inúmeros episódios narradas por ele no longo acervo de suas vibrantes memórias; que a prática do bem pairava sempre acima de tudo; demonstrando nos mínimos atos um autentico discípulo e seguidor sincero dos ensinos de Jesus...

A primeira edição do livro foi lançada na Espanha em 1891; no Brasil foi lançado em 1909 pela Federação Espírita Brasileira. Apesar da primeira edição da Espanha já ter completa 120 anos de sua publicação, e a primeira edição brasileira 102 anos é uma obra sempre lida, com vibrantes ensinamentos: que Amar vale a pena, e que o bem há de triunfar apesar de todas as mazelas humanas...

Há um romance que foi escrito pela psicografia da médium Zilda Gama, - nasceu em Três Ilhas, município de Juiz de Fora - MG. – em 11/03/1878 e o seu desenlace se deu na cidade do Rio de Janeiro 10/01/1969, com quase 91 anos. - coube a ela ser a médium missionária e através de sua abençoada psicografia Victor Hugo ditou sete espetaculares romances, que até os dias de hoje continuam a emocionar a todos que os lêem, tirando deles proveitosos aprendizados; a opção do caminho do bem, em qualquer circunstância é a melhor escolha; elevam-nos, nos libertam, pois as práticas negativas nos aprisionam; em muitos compromissos de difíceis ressarcimentos...

Ficamos devendo aos nossos prezados leitores o nome deste romance, em que o fato é narrado, nem do nome do fiel cão; ele o acompanhava a uma pequena viajem; num certo trecho do percurso, este afoitamente queria impedir que o seu dono prosseguisse, estava a cavalo. - sem dar à devida atenção a atitude estranha de seu cão, avançou pelo caminho conhecido; este estava “prevendo”, que seu dono sofreria uma emboscada; por parte de um de seus melhores “amigos”, que sabendo antecipadamente do caminho que passaria; o aguardava usando uma máscara para disfarçar sua real identidade; usando o elemento surpresa acabou assassinado seu próprio amigo, pois nutria uma paixão doentia pela sua esposa; o cão tenta defendê-lo, porem não conseguiu êxito, embora muito ferido conseguisse regressar à sua casa; todos já imaginavam que uma tragédia poderia ter ocorrido, fato logo comprovado, para tristezas de todos os seus moradores...

Muitas histórias demonstram de formas inequívocas, que, certos animais não agem somente por instinto, mas já têm percepções extra-sensoriais, que vão muito além de nosso limitado conhecimento. Possuem, com certeza, uma imortal “chama divina”, que deve também estar sujeito à esteira evolutiva.

O Criador, na Sua Magnânima Sabedoria, tudo entrelaça: do átomo a poeira das estrelas, na viagem incessante de agregar valores que nos faltam ainda sutilezas para entendermos o conjunto de Suas Imutáveis Leis; estando na prática do Amor incondicional a chave para abrir as portas destas compreensões...

Padre Germano Zilda Gama

*Alguns números foram compilados do Google

Curitiba, 17 de janeiro de 2011. Reflexões do Cotidiano – Saul.

<http://mensagensdiversificadas,zip,net>

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 16/07/2015
Código do texto: T5312818
Classificação de conteúdo: seguro