“A MISSÃO DO HOMEM INTELIGENTE NA TERRA” * .

Em 11/3 recebo um e-mail de um amigo, Dr. C. R., o conhecemos no final de 1998, em seu consultório; é médico homeopata, na ocasião fomos levar a ele a “mensagem” “das gotinhas da saúde”, suplemento mineral, idealizado e formulado pelo saudoso amigo e incansável pesquisador na área do elemento magnésio, Prof. Reinaldo Spitzner, reconhecido nacionalmente e com destaque fora de nosso país, este preâmbulo é para dizer como o conhecemos o Dr. C.R.; sempre nos envia pelo “correio eletrônico”, excelentes assuntos, ele e mais alguns amigos diariamente nos encaminham e-mail de bom conteúdo e sempre que possível os repassamos...

Este último que nos remeteu é sobre Desdren, cidade situada na Alemanha, que teve o seu início no século XII: “chamada de a Florência do rio Elba *”.

Os antigos administradores eram adeptos das construções clássicas italianas, estilo incorporado a grandes partes das construções; uma delas se sobressaia com excepcional destaque, a Igreja Nossa Senhora de Frauenkirche construída em 1743.

Corria o ano 1945, mês de fevereiro, menos de 90 dias, - 9 de maio, - seria assinado o armistício pondo fim no continente europeu a quase seis longos anos da Segunda Guerra Mundial; inexoravelmente se antevia a “vitória” dos aliados e a Alemanha que fora conduzida por alguns “visionários” dos “senhores da Guerra”, a total e inevitável “derrota”...

Em face disto, como justificar a quase total destruição de Desdren? Na ocasião possuía mais de 150 habitantes, mas também havia centenas de refugiados...

Inesperadamente nos dias 13,14 e 15 daquele mês “em quatro ataques surpresas; 1300 bombardeiros pesados lançam, - pasmem! - 3900 toneladas de dispositivos incendiários e bombas altas mentes explosivas na cidade, destruiu 39 quilômetros quadrados do centro da cidade” *.

“Alega-se que Desdren era um marco de cultura de pouco ou nenhum significado militar” *.

A princípio se falou em 35 mil mortos, mas o número exato nunca se saberá, não dava para sepultar as pessoas, ou identifica-las; centenas eram amontoadas e simplesmente incineradas; numa inconteste prova que as guerras, as discriminações, as atrocidades não têm limites, para aqueles que apresentando os mais vis motivos; matarem e destruírem...

Os anos passam, e após muito esforço e abnegação de muitos se refaz aquilo que levou apenas três dias para se espalhar o seu rastro de destruição, além do material, de vidas que em infindáveis holocaustos são exterminadas, na aberração humana, em que o uso da inteligência e avanços tecnológicos é canalizado para destruir...

Após décadas a cidade é reconstruída, com os principais traços que a distinguiram de outros centros urbanos, no decorrer de muitos séculos.

Hoje tem um pouco mais de 500 mil habitantes, mas faltava refazer o principal destaque da secular cidade: “A Igreja de Nossa Senhora de Frauenkirche”; de 1994 a 2005, os modernos avanços tecnológicos são empregados para o bem; eis que por um verdadeiro milagre ela ressurge novamente, com os mesmo aspectos de 1743, numa prova eloqüente que Deus jamais rompe Seus Elos conosco, e nos com Ele...

Nada justificam as guerras, exceto a ignorância de alguns que levam as massas a trilharem por escuros caminhos, cujas justificativas são os abomináveis preconceitos de raça, os discriminatórios e até mesmo os que são usados em nome das “religiões”...

Quando a sofrida humanidade irá aprender da ineficácia das guerras. Não solucionam, desagregam e nos trazem uma esteira de dificuldades que a centenas de anos entravam o nosso real progresso...

Com justa razão os meios de comunicação têm dado especial destaque ao que ocorreu no Japão; que são os “Flagelos Destruidores”, que acompanham a humanidade ao longo de sua peregrinação evolutiva; em razão que o Planeta está em permanentes mutações, geológicas e climáticas, em que nestes últimos anos, com os avanços da ciência, tem prestado importantes contribuições, prevendo e ajudando grande parte da população afetada se resguarde e minimize consideravelmente seus efeitos...

Entretanto, muitos mais que tudo isto são as tragédias provocadas pelo próprio homem, que vão muito mais alem dos desastres naturais que todos estamos sujeitos...

* O Evangelho Segundo o Espiritismo, no capítulo VII número 13 a esta página que serviu como título de nossas Reflexões do Cotidiano de hoje. Vamos tão somente transcrever o início do primeiro tópico, deixando aos nossos prezados leitores de lerem ou relerem o final...

“Não vos orgulheis do que sabeis, porque esse saber tem limites bem estreitos no mundo que habitais. Mas suponho que sejais uma dessas sumidades inteligentes deste globo e não tendes nenhum direito para disso vos envaidecerdes. Se Deus , em seus desígnios, vos fez nascer num meio onde pudestes desenvolver vossa inteligência, é que ele quer que dela useis para o bem de todos, porque é uma missão que vos dá, colocando em vossas mãos o instrumento com a ajuda do qual podeis desenvolver, a vosso turno, as inteligências retardatárias e as conduzir a Deus. (... Ferdinando, Espírito protetor, Bordéus, 1862).

O negrito e o itálico são nossos.

*Alguns dados e imagens foram compilados da Wikipédia.

Curitiba, 14 de março de 2011-Reflexões do Cotidiano-Saul

http://mensagensdiversificadas,zip.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 16/07/2015
Código do texto: T5312812
Classificação de conteúdo: seguro