Á G U A

O tema que deveria ser o foco prioritário no debate ecológico e a maior preocupação de toda a humanidade é o da escassez da água potável. Mas é quase relegado pelos lídres mundiais, exceto pelo papa.

Vejam bem há alguns dados que precisam ser sempre lembradose alvo da nossa reflexaão. A terra dispõe de l,4 bilhão de quilômetros cúbicos de água. Desse total apenas 2,5% são água potável, a maior parte em geleiras e nas calotas polares. 200 mil quilômetros de água não salina encontram-se em rios, lagos, no solo e na attmosfera. Um dado preocupante: dos 2,5% de água doce, só 0,70% está acessível ao uso humano. O grande problema é que a maioria das pessoas pensa e acha que a escassez de água é um problema meramente local. Certo? Completamente errrado. Vejam o que disse o fguru do ambientalismo Lester Brown falando de um dos fatores da escassez de água: "o comércio internacional de cereais que mais cresce o mundo é o da África do Norte e do Oriente Médio: Tunísia, Líbia, Egito, Oriente Médio até o Irã. Os países da região enfrentam problemas de abastecumento d'água para as cidades ou a indústria, tomam-na da irrigação, e em seguida importam cereais. Como são necessárias mil toneladas de água para produzir uma tonelada de cereais, importar cereais é como importar água virtualmente, por assim dizer. No ano passado, a água necessária para produzir o cereal importado para essa região equivalia ao fluxo do Rio Nilo".

A verdade é que o homem está gastando mais água do que dispõe e comprometendo a vida das futuras gerações. E há o desperdício de água nas cidades. É o caso do Brasil: as empresas de abastecimento do líquido precioso apresentam índice de perda de 60%, nos países desenvolvidos essa perda é de 20%. Isso significa que o Brasil joga fora4,16 bilhões de metris cúbicos de água por ano.

Dói, constrange e revolta constatar que a maior fonte de vida, a água potável, está sendo inviabilizada pelo homem. Ele, que é a maior criação de Deus, está sendo o predador , o carrasco e o coveiro da natureza. E faz isso, pasmem, em nome do progresso materialista e burro. O homem está praticando um crime inominável e sem perdão,um crime contra Deus.

Mas anão podemos perder a esperança, é preciso lutar pela água potável. utar e rezar. Repito a oração de Dom Hélder Câmara: "Pasi sabeis como ninguém que nossas pobres fontes humanas/ secam, se esgotamcom a maior facilidade./ Só mesmo apelando para as fontes de água via, de que/ Falou vosso Filho e nosso irmão, Jesus Cristo. Somemnte/ Elas não secam. São perenes e jorram para a vida eterna".

Que Deus salve a Terra da escasez de água potável. Amém.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 15/07/2015
Código do texto: T5311464
Classificação de conteúdo: seguro