COMO SENTIR A PRESENÇA DE DEUS

Como sentir a presença de Deus? Como saber que Deus está perto de nós, agindo na nossa vida, atendendo as nossas orações, preenchendo o nosso coração? Muitas pessoas buscam sentir a presença de Deus por meio de sensações físicas, como falar em línguas estranhas, sentir arrepios, chorar compulsivamente, sapatear e bater palmas freneticamente. Quando o coração acelera e elas parecem querer desmaiar ao sentir uma força invadindo o seu interior, dizem que sentiram a presença de Deus, que ouviram Deus falar, revelando a sua vontade e profetizando sobre as suas vidas. O êxtase é o momento crucial dessa experiência.

Tais manifestações físicas e emocionais, embora façam parte da realidade humana ao se confrontar com o natural ou o sobrenatural, não encontra respaldo bíblico, não constitui, biblicamente, sinais da presença de Deus na vida do cristão. O que a Bíblia diz a respeito do conhecimento da vontade boa, agradável e perfeita de Deus é que isso não está ligado a essas manifestações místicas, mas à transformação do homem através da renovação da sua mente. Isso não tem nada a ver com palavras pretensamente proféticas ou manifestações misteriosas de cunho físico e emocional, mas com o aperfeiçoamento do nosso caráter, a nossa santificação diária, do novo nascimento, da vitória do Espírito sobre a carne (cf. Romanos 12:1,1). Se queremos sentir Deus, precisamos senti-lo através das nossas novas práticas.

Ter a mente de Cristo é ter o caráter de Cristo, a marca da sua cruz na mente e no coração, uma marca que só pode ser vista por meio do nosso comportamento santo diante de Deus. Se queremos sentir a presença viva de Deus em nós, tenhamos certeza da nossa salvação e consciência de que somos a morada do Espírito Santo. Se queremos sentir Deus presente, amemos uns aos outros como Cristo nos amou, cumpramos os seus mandamentos, cuidemos dos necessitados, lutemos pela causa dos oprimidos e pela justiça. Deixemos de lado os pecados que afligem a Igreja de Cristo na atualidade: prostituição, adultério, fofocas, intrigas de poder, estrelismo, esfriamento evangelístico, ambição por bens materiais, egocentrismo. Se queremos sentir o poder de Deus, vivamos neste poder, pregando a sua Palavra, buscando o seu Reino em primeiro lugar, abrindo mão da nossa autojustiça, sendo humildes e misericordiosos.

A presença de Deus nos faz dizer não ao mundo e as coisas que nele há: às drogas, à prostituição, ao consumismo, ao hedonismo, à sede por prosperidade financeira. Se quisermos conhecer para experimentarmos de forma viva a presença e a vontade de Deus, leiamos a Bíblia! Existem muitos cristãos que confiam mais em um sonho que tiveram, na revelação de um pretenso profeta, num pedaço de papel que vem com o vento e pousa na sua cabeça, numa música ouvida quando ele questionava a Deus sobre os seus problemas do que na Bíblia. Quando abrimos e lemos a Bíblia, Deus está falando, está se revelando e mostrando a sua vontade. Precisamos de muito temor antes de dizermos: “Eu senti que tal coisa era Deus falando comigo, revelando”. A nossa carne sente muitas coisas, nossos desejos, nossos anseios, nossos pressupostos, nossos sonhos, nosso pecado. Não podemos afirmar categoricamente que é Deus falando, pode ser que seja tão somente uma manifestação do nosso subconsciente.

Deus continua falando e agindo, mas é preciso cuidado antes de “profetizar” algo, antes de decretar que tal direção vem de Deus. Os espíritos enganadores estão no mundo. Os falsos profetas estão nas igrejas. E os cristãos que desprezam a leitura e o estudo da Palavra de Deus estão por aí, pregando heresias, sentindo Deus enquanto gritam e se contorcem no chão como que possuídos por um demônio. Quem poderá julgar? Impossível negar que Deus manifeste a sua vontade pela boca de pessoas escolhidas por Ele, de situações por Ele determinadas. Mas é preciso cuidado, sabedoria. Não precisamos nos emocionar e derramar lágrimas para só assim dizer que sentimos a presença de Deus, que o culto foi uma benção, que aquela palavra era para nós. Tudo o que está escrito na Bíblia é para nós, o tempo todo, respeitando as regras da Hermenêutica e da exegese.

Assuma a posição de servo, ame, comprometa-se com o Reino de Deus, frutifique no Espírito, faça uso do seu dom espiritual, busque diariamente viver em santidade, abra mão de uma vida egoísta, pregue a Palavra de Deus, alegre-se com os que se alegram e chore com os que choram. Fazendo isso, você não precisará se arrepiar e sapatear para saber que Deus está presente. Você só precisará se alegrar com a presença maravilhosa do Espírito Santo em sua vida, através da graça redentora de Deus em Cristo Jesus.

Mizael Souza
Enviado por Mizael Souza em 14/07/2015
Código do texto: T5311180
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.