O INESPERADO ACONTECE
O INESPERADO ACONTECE
“Aspiras a vencer e vencerás, mas lembra-te de que vencer sem abrir os caminhos da vitória para os outros é avançar para o tédio da inutilidade sob o frio da solidão, não condenes pessoas alguma”. (Chico Xavier).
O brasileiro vive sobressaltado. Entre marchas e contramarchas, o inesperado sempre acontece. Os fatos inesperados têm-se tornado tão banal e já fazem parte do cotidiano da vida e do convívio do brasiliano. Insegurança em Fortaleza – nossa capital por falta de vontade política da maioria dos representantes do povo, visto que ninguém leva a sério nada, o que deveria ser feito por amor e obrigação, as ações são esquecidas. “Além de armas e munições, os policiais encontraram farda, algemas e luvas da Polícia Militar”. O empresário paulista Daniel Antonio Vernaglia, 32, seu segurança, Paulo César Lima de Sousa, vulgo, Paulão, 31 anos. Esses meliantes estão recolhidos aos xadrezes do 25ª. Distrito Policial (Vila União) a disposição da justiça. Porte ilegal de armas sem registro, uma ponto 40, uso restrito da polícia, espingarda calibre 12, irregular (Sem registro). Farta munição para pistolas 357, ponto 40, 380 e revólver calibre 38, além do fardamento da Polícia Militar, em posse de Paulão um capuz foi encontrado, luvas, algemas e outros acessórios do fardamento da polícia Militar – Esses meliantes iriam travar uma guerrilha urbana com certeza. O mais horripilante que nos causa espanto é a maneira fácil como esses perigosos assaltantes conseguem chegar até esse tremendo arsenal. Funcionários do Ibama no Cariri são ameaçados e Polícia Federal já se movimenta para tentar resolver mais uma intimidação a funcionários públicos. Tribunal de Justiça do Ceará diz que a cobrança de assinatura pelas concessionárias de telefonia fixa tem amparo legal. Opinião dele, mas como o ser humano ter várias versões para determinadas causas, resta-nos o “Supremo Tribunal de Justiça”, que poderá dar o veredicto final sobre o assunto polemizado. “A realidade é que o cearense não ganha causa jurídica em sua terra natal e por isso, está sempre recorrendo ao Supremo Tribunal Federal”, ou de Justiça. Capital e interior travam verdadeira batalha contra o grande surto de dengue. A cidade 2.000 em Fortaleza está um verdadeiro caso de polícia. Já ouviram falar no “mata mosquito”? Naquele tempo brincávamos com a larva do mosquito e não adoecíamos, pois o serviço de endemias rurais era eficiente. Resolveram extinguir a organização e entregá-la ao Estado. Foi uma verdadeira calamidade e esta tomou conta da maioria dos estados brasileiros. Os órgãos que tentam combater essa terrível doença estão totalmente sucateadas. Na temporada de férias Fortaleza espera receber 260 mil visitantes. Comércio varejista tem alta de 5% em abril de 2007, percentual muito acanhado. Catãozeiros presos após golpes em Tauá, interior do estado do Ceará.
Violência urbana cresce assustadoramente – crescem em 40 pontos percentuais assaltos a Vans. Prefeita faz de tudo para conseguir a reeleição. A criação da Coordenadoria de articulação Política aprovada em primeira discussão será um dos vetores. Coluna de Edilmar Norões no Diário do Nordeste oscila em termos de qualidade. Assembléia Legislativa sugere prêmio de literatura. O empreendedorismo é um ponto forte. Quem é o responsável pelo caderno “Comunicado’”? Visto que só vemos e-mail e nada mais. Moroni quer continuar na política, pretende ser prefeito de Fortaleza, mas que boquinha boa. Manobra da CCJ é criticada por ministro – Mares Guia criticou a tentativa de barrar a reforma política – O ministro das Relações Internacionais, Walfrido Mares Guia, criticou a barracão da votação do projeto de reforma política. Presidente Lula quer brasileiro votando no Cristo. Vamos deixar o Cristo de pedra sabão e pedir ao verdadeiro Cristo uma solução para o povo brasileiro, inclusive o próprio presidente Lula que anda meio perdidindo da Silva. A operação navalha precisa ser amolada, pois CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) pode ser inviabilizada, isto é virar pizza como tem acontecido com as demais. Governador do Maranhão Jackson Lago quer abertura de comissão, ele quer uma investigação rigorosa, pois afirma veementemente que nada tem a ver com navalha nenhuma. Operação - Xeque-Mate – Polícia Federal indicia 101 pessoas, mas justiça teima em liberar alguns dos infratores. Meu Brasil varonil o que queres, lugar de corruptos e meliantes é na cadeia. Não entendo porque o Rio de Janeiro é chamada de cidade maravilhosa, será sede do Pan-americano e já está pleiteando as Olimpíadas e a Copa do Mundo de 2020, se esse estado é uma verdadeira praça de guerra. “Sobe para 21 o número de mortos nas favelas”. Que estatística perniciosa para o governo do Rio de Janeiro e para o governo brasileiro. O complexo de favelas do Alemão é a chaga onde balas perdidas passeiam a procura de vítimas fatais. Será que não dispomos que autoridades para dizimar esse crime organizado, essa raiz de uma verdadeira guerrilha que tem como ponto principal, o tráfico de drogas. União descarta cessão de militares e a ajuda da união seria de helicópteros, lanchas e fuzis. Seria uma boa ajuda, porém a situação do policial militar deveria ser estudada com mais carinho. Falar nesses apetrechos aqui no estado do Ceará seria utopia, pois existe um deputado de nome Heitor Férrer, que não deseja ver a Polícia com boas viaturas, imaginem lanchas, helicópteros e fuzis de alto poder de ação.
A solução para se acabar ou amenizar os efeitos do tráfico poderia ser: a regulamentação do uso da droga, pois o álcool é a droga mais pesada e é vendida abertamente no Brasil. “Rende milhões para o governo brasileiro” em impostos. “Na segunda hipótese a aplicação de penas pesadíssimas para usuários e traficantes”. Será que os políticos aceitariam essas alternativas? Dezessete meses depois corpo de brasileiro é encontrado no Iraque. Os restos mortais são do engenheiro João José Vasconcelos, que era funcionário da construtora - Norberto Odebrecht. Bairros combatem a dengue, cidade 2000 arqueja. Os casos de dengue já fugiram do controle da população. Ministério Público Federal pede proteção ao Parque do Cocó, a população cearense também pede. É o olho grande do rico querendo tomar a proteção ambiental da população. “É o venha nós e ao vosso reino nada”, precisamos acabar com essas figurinhas que querem ser donos do estado e que na realidade não são nada e sim verdadeiros aproveitadores. Concurso nacional de monografias pela justiça militar promove concurso. Mais um PM (Policial Militar baleado em coletivo). Delegacias sem segurança são vetores fortes para fuga de presidiários. Radialistas cearenses esquecem a ética e fazem programas medíocres. Ainda se dão ao luxo de criticar presidentes dos clubes chamando-os de caipiras, como o Sr. Olavo Colares, aliado ao radialista Sérgio Pontes conhecido como bi-bola de ouro, que de ouro não tem nada. O ponto primordial desse profissional e sua má articulação de voz, pois muitas vezes troca o (“L”) por (“R”) e a pronúncia fica horrível. A Coluna E do DN e a de Lúcio Brasileiro do O Povo fazem concorrência para se saber qual a pior da mídia impressa, o mais hilário é que os dois são irmãos.
ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI E ACADÊMICO DA ALOMERCE.