AS DESORDENS E ORDENS DO BRASIL

AS DESORDENS E ORDENS DO BRASIL

“Não te julgues inútil e nem te suponhas superior aos demais”. (Emmanuel).

O Brasil pode ser considerado o país das desordens, pois todos os dias um fato novo acontece denegrindo a imagem da nação. Corrupção, lavagem de dinheiro, prostituição infantil, seqüestro, consumo e tráfico de drogas, tráfico humano, assassinatos brutais, terrorismo, fome, miséria, tráfico de influências, enriquecimento ilícito e outras mazelas que nos envergonham e deixa-nos de queixos caídos. A mídia impressa é um vetor do jornalismo que mostra com maiores detalhes essas nuanças e eficácia a estatística horripilante que envergonha toda a população brasileira. Distritos industriais no Estado em formas de investimentos superam a casa de um bilhão no interior – Os Distritos Industriais ganham espaço fora da Região Metropolitana e outros pólos de tradições no interior. Essa verba é para implantação de novos distritos industriais no Ceará, afora e pelas cidades que mostraram que tem infra-estrutura. Vamos usar as verbas direitinho como responsabilidade, pois de corrupção estamos cheios. A primeira capital do Ceará inova e quer atrair 52 indústrias. Jaguaribe talvez seja beneficiado com 10 empresas e quer investir R$ 100 milhões em saneamento básico. Região Metropolitana de Fortaleza com as novas indústrias concentra maior número de empregos, conforme estudos são 74,2% do total de empregos. Lycra é a moda do momento e as perspectivas de vendas dos produtos confeccionados com esse tipo de tecido são animadoras. Seleção brasileira de futebol para a Copa América está indefinida, muita água pode correr por baixo da ponte. As obras do grande Pintor Chico da Silva voltam às exposições e fazem sucesso. Um Museu para Chico da Silva é o pensamento dos artistas que fazem arte no Ceará. Ponto quente no Nordeste são as festas juninas, já tradicionais na região. Quadrilhas juninas e comidas típicas fazem o sucesso.

Pescadores fecham Rodovia Federal, a BR/304 que liga Fortaleza a Natal. A interdição aconteceu próximo ao distrito de Icapuí entre Fortaleza e Mossoró. Que vergonha: “dois terços dos suspeitos das operações da Polícia Federal estão em liberdade”. Conseqüência á violência torna-se banal, pois não existe punição. Apesar do grande número de leis, as autoridades brasileiras são avessas a todas. Tocha do Pan percorre as ruas principais da cidade de Fortaleza. Diário do Nordeste prefere opinião de convidados a matérias de jornalistas. “A pesca predatória sombreou os efeitos do defeso”. Com todo esforço do Ibama a ganância do homem vai escassear a gostosa lagosta dos grandes restaurantes de Fortaleza e vai se tornar tão raro e cara, como o famoso bacalhau em época de semana santa. Projeto garante mais dados à fiscalização, de autoria do deputado federal pelo PSB (Partido Social Brasileiro) Ariosto Holanda. Segundo o político o projeto vai inibir a corrupção. É ver para crer, ou só acreditar vendo! Para Ciro Gomes o PT (Partido dos Trabalhadores) é um aliado do PSB. Afirma ter inteligência na câmara. Cuidado para a inteligência não desvirtuar o caminho. Ciro Gomes diz que há muita inteligência e experiência na Câmara dos Deputados, disso não duvidamos. Para polícia Vavá contou toda operação irregular ao irmão, o presidente Lula (DN/17/06/2007). Vendam de fogos de artifício caem em 40%, motivo: “preocupação com acidente e pouco vil metal”. Movimento nos meses de junho e julho - são considerados ainda normais, por ser de alta estação. Vacinação em massa contra a poliomielite, alcança o sucesso almejado, 95% - foi à previsão e o sucesso total. Mudas de nin indiano são doadas, é o mais moderno método para afugentar os mosquitos que causam viroses graves, a citrolena é outro produto que tem amenizado a situação, em formas de velas. Não tem odor, nem causa nenhum mal a saúde conforme especialistas.

Pais reclamam da duração dos cursos de religião que a Igreja Católica está repassando aos seus filhos e pescadores praticamente abandonam a pesca. É um trabalho duro, sofrido, mas não existe lucro e nem incentivo. Na Avenida Carneiro de Mendonça, funciona aos sábados um forró que está causando grandes problemas à população das imediações, pois pessoas bêbadas, tanto homens como mulheres, estacionam os carros no meio da avenida para conversar e os motoristas que querem seguir viagem ficam impedidos pela irresponsabilidade dos que estão lá. Reclamar é briga certa e insofismável. Os agentes de trânsito da AMC (Autarquia Municipal de Trânsito) por lá não aparecem e o pânico é geral. É muita gente alcoolizada dirigindo irresponsavelmente e ninguém toma uma providência. Polícia captura envolvidos - na dupla pistolagem – Subtenentes mata soldado a bala. Pai e filho são mortos por quatro homens (Márcio Vidal Nogueira, 28anos (um dos mandantes); Francisco Eudes da Silva (Vulgo neguinho - intermediário); e os pistoleiros Crival do de Barros, 29; e Francisco de Lima Oliveira, 29). Encontra-se foragido o fazendeiro José nogueira Pinheiro (O Zé Lindolfo, que seria o mandante principal). As vítimas são Antonio nogueira Bezerra, 53 anos e seu filho Diógenes Vidal Nogueira de 26 anos, fuzilados sem dó e piedade. O soldado José Waldimir da Silva campos, 29 foi assassinado pelo subtenente conhecido por Farias. O motivo maior do assassinato teria sido passional. A mulher do subtenente se relacionava com o soldado assassinado conforme informações do DN (caderno polícia de 17/06/de 2007). Pequenas empresas – compra governamental é o filão para microempresas. Com a Lei Geral as compras governamentais são verdadeiros filões que poderão ser explorados por pequenos empresários. Só no Ceará serão investidos mais de 176 milhões de reais. Empresas querem aumentar investimentos no Ceará. Campanha para as eleições de 2008, já foram iniciadas. Haja dinheiro e tráfico de influências. Desertificação domina entorno de Canindé cidade de São Francisco das Chagas. Fórum debate exploração da violência; tráfico de mulheres e exploração sexual. Doenças do coração estão em alta. Caderno “people de o Povo” muitas celebridades, pouco assunto, conhecimento e informações. Melhor caderno de Domingo do jornal O povo é o Ciência & Saúde em nossa opinião, muito assunto em destaque que leva o leigo a conhecer muito da medicina. Vida& arte e cultura, pouca arte e cultura nas mesmas proporções. Seja qual seja o lugar em que estivermos, é preciso empregar as forças disponíveis da própria existência, no esforço máximo ante o dever cumprir, para que nos entreguemos ao melhor que consigamos fazer de nós mesmos.

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI E ACADÊMICO DA ALOMERCE

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 17/06/2007
Código do texto: T530825
Classificação de conteúdo: seguro