SÓ PRA LEMBRAR

O papa Francisco vem criticando veementemente a ambição, a riqueza e ambição desmedidas eo capitalismo. Mas é preciso lembrar também alguns santos e religiosos que também se pronunciaram sobre esse assunto, Vou transcrever algumas citações célebres:

TERTULIANO: "Nós, os cristãos, somos irmãos no que se refere à propriedade entre vós (o gentio), origina tantos conflitos. Unidos de coração e de alma, consideramos todas as coisas como ppetencentes a todos. Compartilhamos de tudo em comum, exceto as mulheres. Entre vós, ao contrário, são as mulheres que tendes em comum". BASÍLIO: "O pão que te aproprias é daquele que tem fome; do que está nnu, a roupa que guardas em teu armário; do que está descalço, os sapatos que se estragam seu utilidade em tua casa; do que nada possui, o dinheiro que está em teu cofre". SÃO JERÔNIMO: "Qalquer um que possua mais do que o necessário para viver deverá dá-lo a outrem e considerar-se devedor de tudo quanto dá". SANTO AMBRÓSIO: "A natureza dá tudo em comum a todos. Deus criou os bens da terra para que os homens desfrutem em comum de todos. Foi a natureza, portanto, quem estabeleceu a igualdade e foi a violência que criou a propriedade privada". SÃO JOÃO CRISÓSTOMO: "Impossível enriquecer honradamente. Mas, perguntarão, se houver herdado dos pais? Pois bem, terá herdado o que fooi adquirido desonestamente". SANTO AGOSTINHO: "Não é em virtude de direito divino, mas em virtude do direito de guerra que alguns podem dizer: esta casa é minha, esta vinha é minha, este servo é meu. Quem possui um bem supérfluo ppossui um bem que nao lhe pertence".

Por fim só prá lembrar uma citação ainda mais célebre, o que disse Jesus Cristo: "É mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Rein dos Céus".

O papa está em boa companhia. E priu.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 12/07/2015
Código do texto: T5308120
Classificação de conteúdo: seguro