“BRASIL, CORAÇÃO DO MUNDO, PÁTRIA DO EVANGELHO”.*

O título acima é o nome do livro que acabamos de reler e dá o nome a nossas Reflexões do Cotidiano de hoje. Em face do momento político que estamos evidenciando, achamos que foi muito útil relê-lo novamente, pois há momentos que podemos esmorecer a nossa FÉ, quanto ao destino do nosso país, que está predestinado...

O autor espiritual,* que foi um escritor de renome nacional com vasta literatura, inúmeros livros, que o habilitou com apenas 33 anos a ocupar uma vaga na Academia Brasileira de letras, na cidade que, na época era capital da República, isto em 1.919...*

Com apenas 48 anos passa para o lado de “lá”, alma lúcida, não fica ociosa, “reaparece” três meses depois, para o “espanto” de muitos, através da mediunidade de Francisco Cândido Xavier, que tinha tão somente 24 anos... Lá estava ele de volta com o seu mesmo estilo, não tão “impetuoso”, mais ameno, pois a vida espiritual nos mostra a nossa realidade. Os livros foram surgindo, chamando a atenção do meio literário, até da esposa que exigia os direitos autorais do “morto”; indo parar nos tribunais...

Daí para frente para encobrir sua real identidade passa a usar o pseudônimo de Irmão X. Foram 12 livros; este, o autor se propõe a contar a história do Brasil, vista e planejada pela outra “dimensão”, cuja Figura Messiânica de Jesus, se faz presente desde os primórdios de nosso “descobrimento”, além de outras entidades de alto nível evolutivo, colaboram, efetivamente, para que nosso país possa cumprir sua missão no contexto dos demais povos...

Dá interessantes enfoques do Brasil colônia; do Brasil consolidando suas fronteiras, a vinda da família imperial, -1.808 - a “promoção” do país de reino unido de Portugal, finalmente a sua independência, -1.822 Dom Pedro I - a consolidação territorial e política, através de seu filho Dom Pedro II, que deu ao Brasil, estabilidade política e econômica, que durante quase cinco décadas foi um governante justo e democrática, trazendo os avanços em várias atividades disponíveis na época; alma missionário, predestinada a esta missão, - obedecendo um planejamento divino. - “preparando” o Brasil para entrar no sistema republicano, opção vigente na grande maioria das nações...

O autor, muito embora evidenciasse a “era Vargas”, trouxe a história do nosso país até a proclamação da Republica; é possível, - assim fazemos votos, - que um dia possa dar continuidade a “estes fatos novos”, que acompanham a nossa República...

Este livro foi escrito há 75 anos, cuja nossa população era perto de 49 milhões de habitantes; o livro é de apenas 238 páginas, em que o autor tem uma grande capacidade de síntese, pois, acreditamos que não é tarefa fácil, trazer resumidamente a história do Brasil, pelo ponto de da Espiritualidade, em que o artífice maior é Jesus, o Planificador do destino de nossa pátria. É evidente que acreditar ou não é uma questão de foro íntimo de cada leitor (a); pois acreditamos que a FÉ é uma conquista cada um... O livro encerra com o capítulo XXX com o título de PÁTRIA DO EVANGELHO. Não poderíamos finalizar, sem antes mencionarmos alguns tópicos, que achamos oportuno e de muita profundidade, apesar de tantos anos suas palavras continuam válidas, com aquilo que estamos presenciando neste momento, de clima de eleições; há os que querem se manter no “poder”, e outros, quem sabe, com idéias de renovação, que venha de encontro das necessidades do povo brasileiro, em vários setores, cuja a mídia diariamente dá destaque; que possamos escolher com discernimento o que é melhor para nosso país...

... “Nesta época de confusão e amargura, - isto foi escrito há 75 anos. - quando com as mais justas razões, se tem, por toda a parte, a triste organização do homem econômico da filosofia marxista,* que vem destruir todo o patrimônio de tradições dos que lutaram e sofreram no pretérito da humanidade, as medidas de repressão e de segurança devem ser tomadas a bem das coletividades e das instituições, a fim de que uma onda de destruição e morticínio, não elimine o altar de esperança da pátria. Que o capitalismo, visando à própria tranqüilidade coletiva, seja chamado pelos administradores ao debate, a incentivar com os seus largos recursos a campanha do livro, do saneamento e do trabalho, em favor da concórdia universal.

“Não nos deteremos a falar depois da República, de quantos se encontram ainda no cenáculo das atividades e dos feitos do país, porquanto semelhante ação de nossa parte constituiria uma intervenção indébita nas iniciativas e empreendimentos dos “vivos”.

“Jesus, que é a suprema personificação de toda a misericórdia e de toda a justiça, auxiliará a cada qual, no desdobramento dos seus esforços para a glória da nacionalidade.”

“O Brasil está cheio de ideologias novas, refletindo a paisagem do século; cabe aos bons operários do Evangelho concentrar suas atividades no esclarecimento das almas e na educação dos espíritos.”

... “Que as falanges de Ismael possam, aliadas a quantos se desvelam pela sua obra divina, reunir o material disperso e que a Pátria do Evangelho, mais ascenda e avulte no concerto dos povos, irradiando a paz e a fraternidade que alicerçam, indestrutivelmente, todas as tradições e todas as glórias do Brasil.”

*O negrito é nosso. Humberto de Campos nasceu em Piritiba, no Maranhão,25/10 1.886 faleceu no Rio de janeiro em 5/12/ 1.934 *Datas e nomes: Wukipedia

Curitiba, 24 de setembro de 2.014 - Reflexões do Cotidiano - Saul http://mensagensdiversificadas.zip.net ou http://www.mensagensespiritas.net.63.net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 11/07/2015
Código do texto: T5307112
Classificação de conteúdo: seguro