M I S T É R I O

Quando era adolescente eu tinha uma grande dúvida sobre a forma física de Deus. Não me digam, hermanos, que vocês nunca pensaram nisso! Pensaram sim. Alguns ainda continuam pensando.

Antes, quando era criança, pensava como os outros garotos que Deus se assemelhava a um velhinho bondoso parecido com Papai Noel, branco (lógicvo) e sempre pronto para perdoar os nossos pecados.

Da mesma forma em relação a Cristo, era branco, parecendo um artista de cinema, uma espécie de viking. Mas aí Ariano Suassuna rasgou essa nossa fantasia colocando na sua peça um Cristo negro, ou seja, a possibilidade de Cristo não ser louro e viking. Lembro-me que os racistas ficaram indignados com Ariano que só era ariasno no nome.

Mas voltando ao debate inicial: terá Deus uma forma física? Hoje acredito firmemente que não. Creio em Deus como uma Força Superior que coordena e controla todo o universo e nao apenas, claro, o planeta Terra. Mais: acredito na possibilidade de havwer outro planetas habitados, outras formas de vida, o que não invalida de jeito nenhum a fé em Deus. Pelo contrário: robustece.

Por outro lado, penso que Deus, a Força Superior, talvez tenha objetivos completamente distintos do que pensamos. A inteleigência do homem, apesar do avanço da ciência, ainda não consegue explicar Deus. Até a teoria do Big Bang está sendo questionadqa, muitos cientistas já estão admitindo a teoria (ou a verdade) do milagre.

No mais, essa questão persiste, insiste e resiste desse o começo dos tempos. Acho que o melhor é seguir o coselho de Dona Milu, aquela velhinha da novela Tieta, a mão de Carmosina, que quando se deparava com algo que não sabia explicar dizia: "M-i-s-t-é-r-i-o!". E priu.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 11/07/2015
Código do texto: T5307068
Classificação de conteúdo: seguro