OXI À SANGRIA DESATADA

Assisti a um filme extraordinário, "O Físico". Ele conta a história de um jovem que vai à Asia aprender medicina, na idade média, Esse jovem se inicia na profissão ajudando um "barbeiro", aqueles sujeitos que para qualquer rtipo de doença promoviam uma sangria no doente.

Foi desses sangradores que me lembrei quando a mídia internacional começou a meter o cacete nos gregos. Não se analisou o lado dos gregos, suas motivações, seus argumentos, suas razões. Nada disso, só se olhou o lado do mercado, dos promotores da sangria desatada nos países pobres.

Não se elogiou a decisão do governo grego de buscar na democracia uma solução para seus problemas. Sim, o governo grego antes de tomar as medidas exigidas pelos países ricos da zona do euro, medidas que aumentariam sensivelmente a pobreza, o desemprego, punindo os velhos e o futuro das novas gerações, resolveu realizar um plebiscito, algo democrático, colocar o povo para decidir seu destino. E o povo foi às urnas e 61% dos gregos votaram no oxi (não) às medidasdos países ricos. Vão culçpar a maioria do povo grego? Vão dizer que são terroristas? Vão mandar tropas ocupar a Grécia? Não. Vai faltar moral, o mercado ficou numa saia justa porque, independente da mídia fascista, a maioria do povo de todo o mundo está sabendo do problema. A estratégia dos gregos foi perfeita, não precisou de manifestações, arroubos, fanfarraronice, urtilizou-se um mecanismo da democracia: o plebiscito. Uma lição para todfo o mundo.

Não sei se a Grécia vai resolver seus probemas. Não sei qual vai ser a reção dos países ricos, não sei se os paísespobres vão se solidarizar com a Grécia, mas tenho certeza que o gesto dos gregos vai iluminar o caminho dos que lutam contra a sangria desatada do mercado, dos credores internacionais, do capitalismo.

Só sinto que Eduardo Galeano já não esteja entre nós, ele que foi um profeta da luta do povo contra o capitalismo. Mas sei que lá no outro plano de vida ele deverá ter vibrado com o oxi dos gregos, que anã deixartam que os dráculas sangressem suas veias e retirassem seu sangue. Viva o oxi. E priu.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 09/07/2015
Código do texto: T5305603
Classificação de conteúdo: seguro