F R U S T R A Ç Ã O?

Não sou, graças a Deus, um sujeito triste, mas teria motivo para sê-lo: sou asmático crônico desde os sete meses de vida, são, portanto, mas de 70 anos de crises de asma quase diárias, fiz tudo o que er de tratamento e não melhorei. Além dessa cruz, sou pobre, feio e não tenho nenhum anel ou diploma. Minto: tenho um diploma, ainda escondido nos meus guarados, o diploma do curso ginasial, cocluído nas coxas, ou seja, na marra. Mas mesmo assim, repito, não sou triste. Diz um amigo meu que é porque sou muito burro. Admito. Há quem diga, hermanos, que ser lelancólico, triste, casmurro, chato é chiquê (como diz a Consuelo da novela). Mas anão consigo. Se a asma bate eu uso a bombinha e debelo a crise, e volto a ficar de bom humor. É claro que tenho meus momentos de aperreio, de apertos financeiros, problemas pessoais, mas tiro de letra, são broncas safadas, vou rolando o que não e possível resolver e driblando outras besteiras.

No entanto, tenho uma certa frustração ou penso que tenho, nem sei mesmo se chega a ser frustração, pode ser até uma besteira minha. Vejam bem adoro ler, assistir filmes e ouvir a nossa MPB. Mas é justamente nesses prazeres que me sinto meio frustrado. Por quê? Simplesmente porque não consigo alguns livros de certos autores. Exemplo: nunca passei das trinta primeiras páginas do Ulisses de James Joyce apesar dos meus ingentes esforços. O mesmo se dá com Kafka, Falcner (é assim que se escreve o nome do autor de O Som e a Fúria?), Virigina Woolf e uma meia dúzia de fgênios da literarura. Leio os compreensíveis para mim como Cervantes, Dostoievski, Jorge Amado, José Lins do Rego, Graciliano Ramos, Garcia Márquez... Mas nem Clarice Lispector eu consigo ler. Outra frustração: não consigo assistir os filmes cabeça como A Chinesa, Blue Up, A Bela da Tarde, alguns do Glauber... Gosto de filmes mais amenos como Cinema Paradiso, Perfume de Mulher, As Pntwes de Madison, Casablanca e, confesso, filmes românticos. E na MPB confesso um pecado cabeludo: não gosto de João Gilberto, prefiro Martinho da Vila, Paulinho da Viola, Chico e, principalmente samba-canção e bolero. Sou um cara limitadíssimo, atrasado e cafona.

Sou mesmo frustrado com esse meu lado brega. Será mesmo frustraaaação? Não sei, só sei que não consigo ficar triste.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 09/07/2015
Código do texto: T5304813
Classificação de conteúdo: seguro