CAIXÃO NÃO TEM BOLSO

Na minha infância em Arcoverde, Pernambuco, quando alguém era muito ambicioso e capaz de tudo para subir na vida e aumentar sua riqueza, as pessoas mais velhas sempre diziam: "Que adianta tanta ambição por dinheiro se caixão não tem bolso?!!!".

Sempre me vem à mente essa expressão quando vejo na televisão os tais delatores da Lava Jato, especialmente aqueles que ganhavam altos salários, viviam à tripa forra, não necessitam roubar, mas queriam sempre mais e mais e mais. Fico perguntando aos meus botões usando a mesma expressão dos antigos: "Prá que meu Deus, esses caras foram fazer isso se não precisavam e caixão não tem bolso? Sim, hermanos, pelo que dizem que eles desviaram pra suas contas não consegiram gastar em vida essas fortunas pelo simples fato do tempo que flui incessantemente e a vida é finita. Faço um parêntese para dar um exemplo de um sujeito que era coletor em Arcoverde nos anos 50, ele devido a família ser muito gastadora deu um desfalque na repartição, lançou mão de uma quantia para devolvê-la quando um banco lhe emprestasse o dinheiro, mas eis que uma aufitoria chegou e descobriu o dfesfalque. O cara era um sujeito de vergonha e sabem o que ele fez? Deu um tiro na cabeça, envergonhado. Salvou-se por um milagre, mas nunca mais botou os pés na cidade, depois que saiu da cadeia. Fecho parêntese. Falei nisso porque esses delatoresaparecem diante das câmeras posudos, pimpões, orgulhosos, se achando importantes quando, na realidade, são uns ladrões e trairas.

Dia desses, conversando com um amigo que é estudioso do comportaento humano, ele me explicou quando lhe indaguei sobre esse assunto, que esses sujeitos eram megalomaníacos, doentes, a ambição deles eera um desvio, algo que vira vício pior que a cocaína, quanto mais têm mais desejam ter, e não têm li,mites, são capazes de tudo para obter mais dinheiro. É claro que não questionei, o cara é uma autoridade no assunto, mas cá com meus botões acho que esses sujeitos são mesmo´uns corruptos e sem-vergonhas. Alérm de ladrões são exibicionistas. Respeito o sujeito de Arcoverde, foi fraco, mas tinha vergonha, enquanto esses delatores além de não twerem um pingo de vergonha são uns traíras. Mas taí, foram pegos com a mão na botija, esquecidos que caixão não tem bolso, e mesmo que tivesse não terão as grandes fortunas que roubaram para botar dentro dele. Mas, infelizmente, outro amigo me disse que eles, segundoa delação premiada, têm direito a uma percentagem sobre a grana roubada que devolverem. Ah, Brasil.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 08/07/2015
Código do texto: T5303646
Classificação de conteúdo: seguro