MEDO DE PRISÃO E CADEIA

MEDO DE PRISÃO E CADEIA

“A mais comum e mais sutil de todas as doenças humanas é o medo”, disse um grande médico. Um patologista muito conhecido declarou que o dedo é o mais destruidor dos inimigos do homem. Obviamente esses homens de ciência não se estão referindo ao medo normal e, sim, ao medo anormal. O primeiro é necessário e desejável. É o mecanismo destinado a proteger-nos. Sem ele o indivíduo não pode ser uma criatura bem organizada. Faltar-lhe-ia a precaução comum e sensata. Evita que se tomem riscos e façam coisas temerárias e tolas. Na expressão escorreita da palavra, o que seria o medo, além do que foi citado?

O medo é uma sensação que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente. Pavor é a ênfase do medo. O medo com certeza causa ansiedade. Além da definição podemos agrupar as seguintes sinonímias: pavor, assombramento, admiração, assombro, ensombramento, medo, pasmo, sombreamento, susto, terror, abismo, espanto, estupefação, perplexidade, sobressalto, surpresa, covardia, fraqueza, pusilanimidade, tremelique entre outros. Pode ser considerada uma fobia? Fobia é um sentimento exagerado de medo e aversão por algo ou alguém.

A palavra fobia pode ser considerada um sinônimo de medo extremo. A fobia normalmente é tratada como uma patologia, considerada uma doença psicológica, e que causa o medo mórbido, a repulsa e a angústia intensa de algo específico, um lugar, uma condição, um sentimento. Cada fobia tem um nome específico. Exemplo: aracnofobia (medo de aranhas), claustrofobia (medo de lugares fechados ou com muitas pessoas), Coultrofobia (medo de palhaços), acrofobia (medo de altura), catsaridafobia (medo irracional de baratas), aicmofobia/aiquimofobia/belonofobia (medo de agulhas ou injeções) e nictofobia (medo de escuro). A palavra fobia se originou do grego phóbos, que significa “medo” ou “terror”.

Vamos assinalar alguns tipos de fobia: terror, medo, ódio irracional, aversão, repúdio, pavor, abominação e temor. A fobia social é um transtorno comportamental caracterizado pelo intenso medo e ansiedade de manter contato ou de estar, inserido em um grupo social desconhecido. As pessoas que sofrem com fobia social não conseguem suportar a ideia de serem analisadas ou avaliadas por outras pessoas, temendo a reprovação. Esse receio extremo acaba por afetar a vida dessas pessoas, que se isolam e possuem grandes dificuldades em manter uma vida social normal. Atividades corriqueiras como comer, falar, andar ou mesmo escrever passa a ser um desafio para as pessoas que sofrem com fobia social, quando estão sob - olhares de algum desconhecido.

Ao contrário da fobia social, a timidez é um sentimento compartilhado por todos os seres humanos, em níveis e situações diferentes. Na realidade, a timidez é bastante normal quando um indivíduo está em um ambiente diferente ou novo, do qual ainda não está habituado. Porém, a tendência é ir se adaptando e se familiarizando com o novo local ou com as novas pessoas, fazendo com que o medo e a insegurança vão desaparecendo aos poucos. No entanto, o que distingue uma pessoa tímida de uma com fobia social são as consequências que o medo de conviver em sociedade pode acarretar para a vida do indivíduo.

Por exemplo, um comportamento esperado de um indivíduo com fobia social seria a de desistir de um curso ou sair da escola por medo de apresentar um trabalho oralmente para toda a turma. O tratamento da fobia social, assim como os outros tipos de fobias, deve ser feito e acompanhado por psicólogos ou psiquiatras, através de sessões de terapias ou, em alguns casos, remédios próprios para o excesso de ansiedade. Tipos de fobias estranhas: Papyrofobia é o medo tradicional de papéis, metrofobia é o medo irracional de poemas e poesias, Efebofobia é o medo irracional que algumas pessoas sentem de estar próximas de outras pessoas mais jovens. Somnifobia é o medo de dormir.

As pessoas com essa fobia temem nunca mais acordar, caso durmam, ou que acordem com algum tipo de doença mental. Onomatofobia é o medo irracional de pronunciar ou escutar algumas palavras. Fobofobia é o "medo de sentir medo". São pessoas que tem medo de descobrir que possuem algum tipo de fobia e que esta possa mudar a sua qualidade de vida. Tentamos enumerar alguns tipos medo e fobias, visto que muitos políticos corruptos estão procurando as benesses da “delação premiada”, para diminuir o possível tempo que passarão na cadeia.

O aspecto cadavérico do ex-presidente Lula mostra o seu medo de que a justiça descubra suas falcatruas e ele vá para detrás das grades. Lula perde o eixo. O ex-presidente mostra desequilíbrio e desespero, vivendo o pior momento de sua história. Ele teme a prisão e o risco de nunca mais voltar ao poder. O cerco da Polícia Federal ao aliado e governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, os delírios de Dilma sobree “Mulher sapiens” e mandioca. .A Revista Veja teve acesso aos espantosos relatos que levaram o Supremo Tribunal Federal (STF) a aceitar a delação premiada do empreiteiro Ricardo Pessoa. Lula treme:- temendo a prisão Lula revela desespero ao criticar publicamente o PT e os rumos do governo.

Em privado, o ex-presidente, que tem dormido pouco nos últimos dias, apresenta crises de choro, diz que o governo Dilma não tem mais jeito e avalia a vitória de Aécio em 2014 poderia até ter sido melhor. Vivendo o pior momento de sua história, Lula atira contra a própria obra. Pela primeira vez, o ex-presidente teme os desdobramentos da Operação Lava Jato. Em privado, o ex-presidente exibe mais do que nervos à flor da pele. Na presença de amigos íntimos, parlamentares e um ex-deputado com trânsito nos tribunais superiores, Lula desabafou em choro, ao comentar o processo de deterioração do Partido dos Trabalhadores (PT).

Não seriam lágrimas de crocodilo? Hoje, o PT, depois de 12 anos no poder, não reúne mais os trabalhadores, não discuta com eles, muito menos implementa políticas que observam as suas necessidades. Restaram os desabafos, sinceros ou não, e a preocupação com o futuro. Num dos momentos de lucidez o ex-presidente fez vaticínios impensáveis para quem, até bem pouco tempo, imaginava regressar triunfante ao Planalto daqui a três anos. Em recentes conversas particulares no Instituto que leva o seu nome, em São Paulo, Lula desenganou o governo Dilma, sucessora que ele mesmo legou ao País.

“Dilma já era. Agora temos que pensar em salvar 2018”. Ela tira o sono dele. Integrantes da Lava Jato querem investigar suposto depósito milionário feito em Portugal pela amiga de Lula, Rosemary Noronha. Quem testemunhou as confidências de Lula na ampla sala de reuniões de seu Instituto, sediado na capital paulista, não chegou a ficar surpreso com o destempero verbal apresentado pelo petista. Isolada a presidente tentou minimizar as declarações de Lula, mas no paralelo ela mandou emissários - procurá-lo. O mais espantoso na catilinária lulista é que o ex-presidente se comporta como se fosse um analista distante de uma trama da qual é personagem principal.

Do mesmo modo Lula não pode lamentar como fez em privado, que o crescimento do partido levou aos desvios éticos e à corrupção, hoje marca indissociável ao PT. O escândalo do mensalão, que resultou na condenação de dirigentes petistas em julgamentos no STF, remonta ao seu governo. E o processo de abertura da legenda, bem como a rendição à política tradicional de alianças, baseada no fisiologismo e no toma lá da cá, beneficiou o próprio Lula. Se isso, o ex-presidente dificilmente se elegeria em 2002.

Em reuniões reservadas no Instituto Lula, segundo relatos obtidos pela Revista “Isto É”, o ex-presidente fez confidências tão surpreendentes quanto os ataques públicos desferidos a Dilma e ao PT. Em privado disse: “Dilma já era”. “Agora temos que pensar em salvar 2018”. “Nesse cenário, teria sido melhor que Aécio tivesse ganhado as eleições”. “Abrimos demais o PT. Fomos muito permissivos”. Em público: “Dilma está no volume morto, o PT está abaixo do volume morto, e eu estou no volume morto”. “O PT perdeu a utopia”. “Hoje a gente só pensa em cargo, em cargo, em emprego, em ser eleito”. “Aquele gabinete presidencial é uma desgraça. Não entra ninguém com notícia boa”. “Lula tem responsabilidade e não pode decolar de sua criatura Dilma”. Senador Aécio Neves (PSDB).

“Tudo converge para os mesmos personagens. Se já houver outra investigação em curso, também podemos colaborar”, afirmou à Revista “Isto É” um delegado ligado a Lava Jato. Reprovada:- A rejeição a presidente Dilma Rousseff voltou a subir em todas as regiões do País, segundo o Datafolha. Veja: Brasil-Aprovação 10%; Reprovação 65%. Região Norte: Aprovação 11%, Reprovação 63%. Região Nordeste: Aprovação 14%, Reprovação 58%. Região Sul: Aprovação 11%, Reprovação 63%. Região Sudeste: Aprovação 7%, Reprovação 69%. Curva descendente. Se a eleição fosse hoje, Lula perderia a disputa para o senador tucano Aécio Neves.

Aécio (35%), Lula (25%) Marina Silva (18%), Segundo a mesma pesquisa , o governo Dilma foi reprovado por 65% dos eleitores. Este índice de reprovação só não é maior do que o do ex-presidente Fernando Collor no período pré-impeachment, em setembro de 1992. Na época, Collor era rejeitado por 68% dos brasileiros. Jabuticaba Política – Senadores do PT soltam nota em desagravo a Lula. Nunca antes um partido atacado se solidarizou com o autor dos ataques. Os disparates de Dilma – sob pressão, presidente recheia seus discursos com pérolas de nom sense.

Nos últimos dias, compartilhando momentos difíceis com o ex-presidente Lula, a presidente Dilma Rousseff resolveu se mostrar mais informal nas aparições públicas e reservou espaço para longos improvisos. A série de ideias sem sentido e colocações inadequadas que apareceu em suas falas foi um espanto. Dia 22 do mês passado, Dilma praticamente tornou oficial um tema que não passava de ralo boato das internet: a falsa notícia deque ela esteve internada no fim de semana porque havia tentado o suicídio. “Vocês acham que eu estava internada”?

Perguntou aos jornalistas presentes na cerimônia no Planalto. Então, fez um gesto para destacar seu bom estado físico após o regime para perda de peso e mandou um beijo para as câmeras, deixando o evento. (Fonte: Revista “Isto É”). No dia seguinte vieram mais desatinos. Durante A abertura dos jogos Mundiais dos Povos Indígenas, Dilma se revelou confusa sobre a localização da linha do Equador ao homenagear a “civilização da mesoamérica” que “houve aqui nesse hemisfério”. Referia-se os povos maia da América Central que, como se sabe, fica não “nesse”, mas no outro hemisfério, o Norte . Logo depois, veio uma elegia às raízes brasileiras, literalmente.

“Estou saudando a mandioca que acho uma das maiores conquistas do Brasil”. “O repto lembrou, pelo estilo, a homenagem que Dilma já havia feito ao bode, no ano passado, numa cerimônia de entrega de máquinas agrícolas no Ceará:” Para que o bode sobreviva nós vamos ter de fazer também um Plano Safra que atenda os bodes, que são importantíssimos”. Antes de finalizar o seu discurso, na abertura dos jogos indígenas, a presidente ainda encontrou tempo para criar uma nova etapa no caminhar da espécie humana: as “Mulheres sapiens”.

Enquanto segurava debaixo do braço uma bola cinza escura feita de folha de bananeiras, disse que considerava o objeto um símbolo da evolução: “Quando nós criamos uma bola dessas, nos transformamos em Homo sapiens ou Mulheres sapiens”. Durante a semana, os memes da internet saudaram as notáveis descobertas da presidente. O que dar para sorrir, também dá para chorar”. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-JORNALISTA-MEMBRO DA ACI- DA ACE- DA UBT- DA AOUVIRCE E DA ALOMERCE.

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 07/07/2015
Código do texto: T5303417
Classificação de conteúdo: seguro